Live Tira Dúvidas sobre o Edital do Auxílio Alimentação

Por Clara Monte

Na manhã desta quarta-feira (19), a Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX, e a Assessoria de Comunicação da UESPI promoveram a “Live Tira Dúvidas” sobre o Edital do Auxílio Alimentação.

A live está disponibilizada no YouTube da UESPI e contou com as presenças do Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa, a Pró-reitora da PREX, Profa. Ivoneide Alencar, a Diretora do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários – DAEC da PREX, Profa. Hilziane Brito e a Assistente Social, Sara Alves.

Reitor Evandro Alberto, Comunicadora Priscila Fernandes, e a Pró-reitora da Prex, Ivoneide Alencar

Na oportunidade, a Pró-reitora da PREX, Profa. Ivoneide Alencar, destacou que esse ano específico foram oportunizadas 2.500 vagas com o valor 300,00. Em relação ao último edital, houve um aumento em 50% do valor oferecido no auxílio. “A nossa Prex tem essa missão de ajudar pessoas que realmente precisam, pois nós sabemos o quanto é difícil para muitos a permanência na universidade. Então, o auxilio alimentação tem essa peculiaridade, que é oferecer a continuação do aluno com vulnerabilidades no campo acadêmico. Além disso, esse edital é lançado todos os anos, justamente para que essa ajuda chegue ao máximo de pessoas possíveis”.

O Reitor da UESPI, Evandro Alberto, aproveitou o momento para destacar esse e outros avanços conquistados pela instituição durante o ano. “Antes eram 2.092 bolsas oferecias e, agora, passa a ser 2.500 vagas no auxilio alimentação. No que se refere as do Auxilio Moradia, saímos de 343 vagas para 500 vagas. Além de aumentar o número de bolsas, nós conseguimos junto ao Governador Rafael Fonteles um aumento no valor dos auxílios alimentação, moradia e ainda nas bolsas trabalho e iniciação cientifica. Isso é resultado de muito trabalho, um compromisso do Governo e da nossa gestão com a UESPI e, em destaque, com nossos discentes”.

Durante o momento, a Diretora do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários – DAEC da PREX, Profa. Hilziane Brito, e a Assistente Social, Sara Alves, reforçaram que o Auxílio Alimentação é um benefício de assistência estudantil que tem como objetivo viabilizar recursos para que os/as discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham a oportunidade de realizar, pelo menos, uma refeição diária, contribuindo com a manutenção e êxito nas atividades de ensino e na redução da evasão estudantil.

Além disso, elas foram as responsáveis por tirar todas as dúvidas dos alunos sobre o benefício durante a live. Profa. Hilziane Brito destacou as informações pertinentes ao Auxílio Alimentação e ressaltou a importância de ler corretamente cada detalhe presentes no Edital, para que os discentes não percam a  oportunidade. “O Fundo de combate a pobreza do estado, vinculado a Secretaria de Assistência Social do Piauí, é quem nos fornece esses recursos para que a gente posso ofertar esse quantidade de vagas e possa atender ao máximo de pessoas possível no determinado período, recebendo rigorosamente dentro do prazo”.

A Assistente Social, Sara Alves, respondeu várias dúvidas mandadas no chat durante a ação e reforçou a importância das entrevistas e dos prazos para disponibilizar os documentos. “Tenho que ressaltar a necessidade da presença nas entrevistas. É realmente muito importante, pois é nesse momento que você tem para mostrar seus argumentos que provam  a sua real necessidade de receber o benefício. Além disso, para os alunos que já recebiam o auxílio, é obrigatório se inscrever novamente no novo edital, lendo com atenção para não perder nenhuma informação e os prazos”.

A live permanecerá disponibilizada no Youtube da instituição, e para mais dúvidas sobre editais que surgirem, o Instagram @uespiprex se encontra disponível para sanar.