Por: Eduarda Sousa
A Liga Acadêmica de Jornalismo JOEME está promovendo um curso de extensão sobre análise do discurso aplicada a produtos jornalísticos. O curso faz parte da curricularização da extensão no curso de Jornalismo da UESPI, campus de Picos, que agora conta com disciplinas voltadas especificamente para atividades de extensão, integradas à matriz curricular. A proposta é oferecer uma atividade que envolva tanto os alunos do curso quanto a comunidade externa.
A iniciativa surgiu a partir da observação de que os produtos jornalísticos possuem nuances importantes. Esses conteúdos e discursos nem sempre atendem apenas ao interesse público. A partir disso, o curso busca capacitar os participantes a analisar esses produtos utilizando dois métodos distintos: análise de conteúdo e análise do discurso.
O professor Vinícius Coutinho, ministrante do curso, destaca que a proposta surge em um contexto de alta circulação de informações e, simultaneamente, de intensa desinformação. “Nesse cenário, é fundamental que os estudantes consigam identificar as diferenças entre os diversos tipos de conteúdo que circulam, especialmente os jornalísticos. Com o uso das metodologias de análise de conteúdo e de análise do discurso, será possível entender como os produtos jornalísticos se estruturam e como se distinguem de outros materiais informativos nas redes. O curso também pretende contribuir para enfrentar esse desafio contemporâneo, o excesso de informações, ajudando os participantes a identificar o que caracteriza o jornalismo em meio a essa avalanche de conteúdos”.
A proposta é que os estudantes comecem a se ambientar não apenas com o processo de produção jornalística, mas também com os impactos do produto final na sociedade. A ideia é entender quais discursos esses conteúdos carregam, quais fontes foram utilizadas, quais enquadramentos foram escolhidos e como tudo isso influencia a recepção pública da informação.
O curso tem carga horária de 40 horas e será realizado nos dias 21 e 28 de maio, e 4 e 11 de junho, das 14h às 17h, em formato online. O público-alvo são estudantes de Jornalismo, e o curso oferece 22 vagas, sendo 12 destinadas ao público interno e 10 ao público externo.