Por Natália Sousa (estágio supervisionado sob a orientação da Profa Sammara Jericó)
A Universidade Estadual do Piauí sediou, nesta quinta-feira (03/04), a abertura do Projeto de Extensão com oficina sobre a obra “La hora de Caronte”.
O projeto é realizado pelo curso de Espanhol da instituição, sob a coordenação das professoras Luciana Libório e Margareth Torres e contou com a participação do cineasta Douglas Machado, que abordou temáticas sobre a construção de histórias em quadrinhos e roteiros de filmes. Na oportunidade, o ilustrador espanhol Colo também compartilhou, de forma virtual, suas experiências com estudantes que estiveram presentes na ocasião.
O projeto foi voltado para alunos, professores e técnicos da Universidade e teve como objetivo promover leituras e escutas coletivas de novelas gráficas para propor reflexões sobre os problemas sociais da sociedade brasileira na contemporaneidade. De acordo com a professora de Espanhol, Luciana Libório, o projeto de extensão tem como objetivo criar um espaço comunitário de escuta, leitura e debates coletivos na língua espanhola e portuguesa.
“Realizados debates em língua portuguesa e espanhola sobre a novela gráfica, e também tratamos sobre várias temáticas do curso relacionadas à sociedade contemporânea da qual fazemos parte. Também discutimos sobre problemas que duram a décadas, como o feminicídio, saúde mental, ditaduras, imigração e descriminação racial”, pontuou Luciana.
Durante o evento o roteirista Douglas Machado ressaltou suas obras audiovisuais e o impacto positivo para a comunidade acadêmica, fortalecendo os laços culturais entre a cultura brasileira e espanhola. “Nosso trabalho não está longe da vida, porque é algo muito ligado às nossas ideias, ao nosso modo de viver”, afirmou o roteirista.
O evento segue para o seu segundo dia nesta sexta-feira (04/04), no auditório do Palácio Pirajá na Uespi, estabelecendo mais debates sobre as obras de Douglas Machado sua importância para a comunidade acadêmica.