Por Sara Caland
A sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Teresina, foi palco de um júri simulado promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
A atividade extensionista integrou alunos dos primeiro bloco do curso de Direito do campus Torquato Neto e proporcionou uma vivência realista do ambiente jurídico, da preparação processual à sustentação oral diante do tribunal. A ação foi conduzida pela Profa. Dra. Ivoneide Alencar, mentora da disciplina Linguagem e Comunicação Jurídica.
Para muitos, foi a primeira oportunidade de vestir a toga, sustentar argumentos jurídicos e atuar como advogados, promotores, juízes e jurados. Mais do que um exercício acadêmico, o júri simulado funcionou como um rito de passagem simbólico para os futuros operadores do Direito.
“É uma forma deles entenderem desde cedo qual a área que mais se identificam: civil, penal. Eles vão se encontrando durante o processo de aprendizado, e essas atividades ajudam nisso. É quase um teatro, mas com um valor formativo enorme, onde eles vivenciam na prática como um advogado ou promotor deve se posicionar”, explica a professora Maria Laura, coordenadora do curso de Direito do campus Clóvis Moura, ressaltando a importância das ações extensionistas na UESPI.
O professor Márcio Freitas, coordenador do curso de Direito do campus Torquato Neto, também destacou o valor pedagógico do evento, reforçando a importância de desenvolver a comunicação e a expressão desde os primeiros períodos do curso. “É uma prática, embora seja simulada e relacionada ao aspecto do Direito Penal, mas está compondo a forma de se expressar e se comunicar para o futuro profissional. Então, já no início do curso, isso é de extrema importância”.
A realização do júri simulado na sede da OAB-PI também simboliza o fortalecimento do vínculo entre as instituições formadoras e os órgãos representativos da advocacia. A abertura do espaço para os estudantes demonstra o compromisso da Ordem em acolher e incentivar as futuras gerações de operadores do Direito. A ambientação real contribuiu para dar ainda mais peso e seriedade à atividade, proporcionando aos participantes uma imersão fiel ao cenário que muitos desejam vivenciar no futuro.
Essa valorização da oratória e do domínio do discurso jurídico ficou evidente na atuação dos estudantes. O aluno Francisco de Assis Siqueira Neto, do primeiro bloco, relatou o entusiasmo em participar como jurado: “Foi uma experiência muito única. Todos que entram no curso de Direito têm o sonho de atuar no tribunal, especialmente com o Direito Penal, que é, digamos, o primeiro amor do estudante de Direito. Como jurado, percebi a importância da nossa função. Afinal, não é o juiz quem decide, mas sim os jurados, em casos como homicídios ou feminicídio.”
A monitora da disciplina Lara Nunes, do segundo período, também destacou a profundidade da preparação. “Foi um processo árduo, mas extremamente enriquecedor. Tivemos o suporte de profissionais como analistas do Ministério Público, um juiz e um promotor. Foi uma preparação imersiva que nos permitiu tirar dúvidas e compreender cada etapa do julgamento”, relatou.

Monitora Lara Nunes
A professora responsável pela disciplina e Pró Reitora da UESPI, Ivoneide Alencar, também falou sobre a relevância do evento para a formação dos alunos e da própria carreira docente. “O júri simulado é a culminância de um semestre letivo. É quando conseguimos ver nossa teoria sendo aplicada com competência e sensibilidade. Essa disciplina é uma base essencial, uma espécie de ‘coringa’, pois oferece os primeiros contatos com o universo do Direito”, afirma a professora.
Ela destacou ainda o protagonismo dos próprios estudantes na organização do evento. “A gente orienta, mas são eles que constroem tudo. Queria parabenizar a monitora Lara que teve um papel muito importante nesse processo. Isso aqui é uma coletividade. Ninguém solta a mão de ninguém”.
A atividade reforça o compromisso da UESPI em oferecer uma formação completa e próxima da realidade jurídica. O júri simulado, mais do que uma encenação, é a simulação da responsabilidade que cada aluno deverá assumir na vida profissional: lidar com vidas, com justiça, com ética.