Inscrições abertas: curso de extensão “Amigos X”

Por Clara Monte

A comunidade acadêmica dos cursos de saúde da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com a Liga Acadêmica de Radiologia e Imagenologia do Piauí – LARIPI e outras instituições do Estado, promovem um curso de extensão continuado por seis meses intitulado “Amigos X”.

A iniciativa teve origem na PREX (Pró-Reitoria de Extensão da UFDPar) e visa abordar temas cruciais relacionados à radiologia e diagnóstico por imagem. A comunidade acadêmica da UESPI, como parceira do projeto, é convidada a participar ativamente. De acordo com Samir da Rocha Fernandes Torres, aluno organizador do curso de enfermagem da UESPI, serão oferecidas aulas gratuitas, ministradas tanto pelos ligantes do projeto como por profissionais convidados.

“Este projeto tem como objetivo enriquecer o conhecimento na área de radiologia por meio de encontros semanais, que serão realizados nas instituições participantes. Essas atividades englobam os cursos de medicina, fisioterapia, radiologia, biomedicina e enfermagem e oferece 45 vagas para cada uma das seguintes instituições: UFDPar, UNINASSAU, IESVAP e UESPI”.

Alguns temas que serão discutidos no projeto são: a importância do ensino de radiologia e imagenologia na graduação médica do brasil; o futuro promissor: a inteligência artificial no diagnostico por imagem; a importância do ultrassom para tomada de decisão no manejo de trauma abdominal fechada e detecção de microcalcificações mamárias na mamografia de rastreio.

Os encontros estão previstos para ocorrerem às quartas-feiras, 19:30h (na primeira e terceira quarta-feira do mês, e assim sucessivamente). Exceto no primeiro encontro, que irá ocorrer na terça-feira, 07/11, mas o segundo encontro será mantido dia 22/11. Em caso de mudanças em qualquer datas no decorrer do curso, os inscritos serão comunicados com pelo menos 24 horas de antecedência.

Link de inscrição

CARGA HORÁRIA MÍNIMA PARA RECEBER A CERTIFICAÇÃO: 75% (9 encontros)

LOCAIS: Auditório (Oeste) da UFDPar e na UNINASSAU, confirmado com antecedência.