UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

II Simpósio de Desenvolvimento Turístico do Piauí: Iniciativa Acadêmica Promove Debate e Reflexão

Por: Cássio Sousa

O Campus Torquato Neto da UESPI foi palco hoje do primeiro dia do II Simpósio de Desenvolvimento Turístico do Piauí (SIMDETUPI), uma iniciativa da comunidade acadêmica do 4° bloco do Curso de Turismo, que visa explorar o potencial turístico do estado.

Idealizado como parte das atividades da disciplina de Planejamento e Gestão de Eventos, o Simpósio é organizado pelos próprios discentes, que se empenharam em planejar a programação e convidar os palestrantes. O tema central deste ano, “A Cultura Piauiense como Fonte de Riqueza Para o Estado” reflete a importância de valorizar os recursos culturais, históricos e naturais que tornam o Piauí um destino turístico único.

A Professora da disciplina, Sarany Fernandes, destaca que a proposta do evento é fazer com que os discentes do curso possam desenvolver suas habilidades aprendidas na teoria de forma prática a respeito do planejamento e da gestão de eventos, além de terem a oportunidade de discutir a cultura e o turismo no estado.

Professora da disciplina de Planejamento e Gestão de Eventos.

“É de extrema importância esse encontro, pois é capaz, inclusive, de promover para os alunos a criação de network, levando em consideração que eles estão sendo preparados para o mercado de trabalho. Vão precisar desses contatos, vão precisar da interação com os profissionais que já estão inseridos no mercado. E nesse evento, a proposta é justamente essa de trazer a discussão e a interação, um intercâmbio de conhecimentos entre profissionais e alunos”, ressaltou a docente.

A programação do primeiro dia contou com uma série de palestras e mesas-redondas, trazendo especialistas e autoridades para debater questões relevantes para o desenvolvimento do turismo no estado. A conferência de abertura, proferida por Jon Clay Macedo, representante da Secretaria de Cultura do Estado, explorou as contribuições da cultura para o crescimento do turismo no Piauí.

Jon Clay Macedo, representante da Secretaria de Cultura do Estado.

As mesas-redondas foram momentos de grande intercâmbio de ideias, abordando desde estratégias de aproveitamento dos elementos culturais, como atrativos turísticos, até o impacto da diversidade cultural no turismo sustentável. Destaque para a participação de profissionais renomados como o Secretário de Turismo do Estado (SETUR), José Antônio Neto Monteiro, o Coordenador de Turismo da Prefeitura, Enéas Barros (SEMDEC), e o Presidente da Associação Brasileira de Turismólogos, Alex Albuquerque (AABBTUR-PI)

O Coordenador de Turismo da Prefeitura, Enéas Barros, destacou a importância do diálogo com a comunidade acadêmica, que, segundo ele, as discussões sobre turismo são sempre bem-vindas e enriquecedoras.

Coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.

“Os simpósios ajudam a esclarecer o funcionamento do mercado e a engrenagem que leva ao entendimento das necessidades e oportunidades de ações. Compete às academias gerarem essas discussões para dar visibilidade e valor a construção do conhecimento”, concluiu o coordenador da SEMDEC.

O Secretário de Turismo do Estado, José Antônio Neto Monteiro, destacou que o diálogo proporcionado pelo simpósio é importante para alinhar as ações da secretaria junto à comunidade acadêmica.

José Neto Monteiro, Secretário de Turismo do Estado.

“Convidamos eles a participarem de forma mais afincada das discussões. Estamos disponíveis para novos projetos, convênios, termos de cooperação onde a gente possa absorver muitos desses estudantes, seja em estágio, pesquisa ou projetos de extensão”, relatou o Secretário de Turismo do Estado.

Além das discussões, o evento ofereceu aos participantes uma exposição cultural durante o intervalo, proporcionando uma imersão ainda mais rica na cultura local. E para encerrar o dia, será  feita uma apresentação cultural para  celebrar a diversidade e o patrimônio cultural do Piauí.

De acordo com os organizadores, a programação está diversificada do II SIMDETUPI para ser um espaço de reflexão e inspiração para o fortalecimento do turismo no estado. O simpósio continuará a oferecer palestras, debates e atividades voltadas para impulsionar o desenvolvimento do setor turístico piauiense nesta quinta-feira (04).

DIA 04/04/2024

08:00 às 12:00 H | Oficina de Elaboração de Projetos Culturais

14:00 às 17:00 H | Visita técnica ao Memorial Esperança Garcia

OBS: Programação sujeita a alteração.