II Dia do COLES fortalece práticas pedagógicas e discussões sobre letramento

Por Roger Cunha e Raíza Leão.

O segundo dia do I Congresso Nacional de Letramentos da UESPI, realizado hoje, dia 17 de outubro, conta com uma programação diversificada, que iniciou com a mesa-redonda “Letramentos Literários”. O debate trouxe reflexões sobre a importância do letramento na formação cultural e social dos indivíduos, abordando como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar horizontes de leitura e interpretação.

II dia do I COLES da UESPI com Mesas-redondas, palestras e oficinas

Na sequência, a palestra “Gêneros (ainda) oclusos no contexto acadêmico”, das 10h às 11h30, também no Auditório 1, levantou questões sobre os desafios enfrentados por gêneros textuais menos prestigiados na academia, propondo estratégias para sua valorização. Este debate reforçou a importância de dar voz a produções textuais marginalizadas e promover a equidade no espaço acadêmico.

Lucas Almeida, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), enfatizou a importância do I Congresso Nacional de Letramentos como uma plataforma valiosa para a troca de ideias e experiências entre educadores. “Estou ansioso pelos minicursos, que certamente vai enriquecer minha prática docente”, afirmou. Ele também destacou que a diversidade de participantes de todo o Brasil evidencia a força do letramento na educação, reforçando a relevância do evento para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas.

Mesa-redonda ‘Letramentos Literários com Textos Indígenas: Implicações para a Formação de Professores de Português-Literaturas’

Após o almoço, servido no Salão Central, os participantes vão ter a oportunidade de acompanhar uma sessão de comunicação temática online, das 14h às 16h, onde diversas pesquisas foram apresentadas, promovendo o intercâmbio de ideias e soluções inovadoras.

Ana Paula Souza, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), afirmou que sua participação no I Congresso Nacional de Letramentos tem sido “transformadora”. Ela ressaltou a importância das discussões sobre gêneros oclusos e letramento para sua formação. “Estou animada para aplicar o que vou aprender nos minicursos e trazer novas perspectivas para minha sala de aula.” Com isso, Ana Paula destaca como o congresso está contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e o enriquecimento de suas práticas pedagógicas.

Colizeiros, a mesa-redonda ‘Letramentos Literários com Textos Indígenas: Implicações para a Formação de Professores de Português-Literaturas’

Para encarar o segundo dia do evento, os participantes vão participar de minicursos e oficinas voltados ao letramento e à prática pedagógica, que ocorrerão de forma híbrida, no Auditório 1 e online, das 16h às 18h. Essas atividades proporcionam um espaço enriquecedor para os participantes aprimorarem suas habilidades e aplicarem de maneira prática os conceitos discutidos ao longo do congresso, estimulando a troca de experiências e a construção de conhecimentos relevantes para o contexto educacional.

O COLES 2024 segue até o dia 18 de outubro, com mais palestras, debates e sessões interativas programadas. Acesse: https://doity.com.br/i-coles/calendario e veja a programação completa.