UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governador e Reitor lançam dois editais para concursos de nível médio e superior para a UESPI

Por Clara Monte 

Na manhã desta segunda-feira (15), o Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, e o Reitor da Universidade Estadual do Piaui (UESPI), Prof. Evandro Alberto, lançaram, em cerimônia solene realizada no Palácio do Karnak, dois editais para concursos de nível médio e superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Ao todo serão 160 vagas para provimento efetivo na universidade, sendo distribuídas 85 vagas (nível superior) para docentes, na qual 46 cargos em Regime de Tempo Parcial – TP (20h) e 39 em Regime de Tempo Integral – TI (40h), distribuídos nas classes de Professor Auxiliar (Especialista) e Professor Assistente (Mestre), conforme especificado no Anexo Único deste Decreto;  e 75 vagas (nível médio) para técnicos, cargos dos Grupos Técnico Administrativos do quadro permanente de pessoal da UESPI.

Os editais estão no site do Nucepe.

Governo lança dois editais de concursos para a UESPI

Representando a instituição, estiveram presentes alem do Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto,  o Vice-Reitor, Dr. Jesus Abreu, a Pró-Reitora da PRAD, Profa. Fabia Buenos Aires, a Pró Reitora da PREG, Profa. Mônica Gentil, o Pró-reitor de Planejamento e Finanças (PROPLAN), Prof. Lucidio Beserra, e a Diretora do NUCEPE, Profa. Barbara Melo.

O Prof. Dr. Evandro Alberto, Reitor da Universidade, explicou os detalhes dos dois editais e ressaltou o  aumentos de profissionais para a instituição.

Reitor da UESPI, Evandro Alberto

“Ao todo serão 160 vagas a serem ocupadas por novos profissionais. Antes, tínhamos 910 docentes, após a contração do novo concurso, vamos para 995 professores. Quanto a técnicos, temos 311 funcionários técnicos, o que vai subir para 386 após a chamada. Em relação aos resultados finais, a previsão é que em setembro desse ano seja definido os classificados do concursos dos professores e, por volta de novembro, o resultado para o concurso dos técnicos”.

Total de investimento ofertado

Para o Vice-Reitor, Jesus Abreu, os dois editais representam uma retomada para a UESPI, visto a necessidade que a instituição estava passando pela busca de novos profissionais das áreas. “Esse lançamento só comprova a atenção que o Governo do Estado está oferecendo para nossa universidade. Com os resultados desses concursos, nós vamos poder incrementar nossa rede de ensino com novos professores qualificados, dando esperança para todos que compõe a instituição”.

Governador do Piauí, Rafael Fonteles e o Reitor da UESPI, Evandro Alberto

Na oportunidade, o Governador Rafael Fonteles, também abordou temas como investimento estrutural em todos os campi da Instituição e novos cursos na área de tecnologia. “A sociedade elegeu um governo que se preocupa com a educação pública do Piauí. Já aumentamos o valor de bolsas de iniciação científicas e auxílios dos alunos, iniciamos formas de incentivar a tecnologia lançando novos cursos técnicos e tecnólogos e, agora, proporcionando mais oportunidades para o desenvolvimento da UESPI, onde vamos ter um aumento superior de 25% na quantidade de técnicos efetivos e em torno de 10% no aumento de professores efetivos na UESPI”.

As inscrições para o concurso de professores efetivos iniciam no dia 02 de junho e vai até dia 03 de julho.
E o concurso para
técnicos começa no dia 20 de junho até o dia 28 de julho.

Cerimônia de lançamentos dos dois editais para a UESPI

A importância dos editais para o planejamento de ensino

A Pró-Reitora de Administração e Direitos Humanos (PRAD), Fábia Buenos Aires, afirma que essa autorização do governo é um grande passo para a ampliação do quadro de técnicos da instituição. “Nós estamos tendo um acolhimento muito positivo de ampliar esse quantitativo de vagas, justamente para atender a nossa demanda. Então, a importância de fortalecer o quadro de técnicos é relevante, significativa, porque estamos dessa forma contribuindo para uma efetividade na produtividade dos processos administrativos, fazendo com que todo nosso planejamento seja efetivo”.

Mais professores significa mais educação

A Pró-Reitora de Ensino e Graduação (PREG), Mônica Gentil, falou sobre a importância do lançamento do edital para novos professores e afirma que isso vai garantir mais qualidade  no ensino ofertado pela Universidade.

“A partir desse edital, nós teremos mais professores efetivos e, assim, podemos trabalhar ainda melhor. Podemos oferecer muito mais qualidade no ensino de graduação para os nossos alunos e contribuindo para transformar vidas “.

diretora do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos, Bárbara Melo

Ao todo, foi direcionado R$ 7.991.203,81 de investimentos. A diretora do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos, Bárbara Melo, afirma que todo o processo está sendo executado de forma técnica, tranquila, com lisura e transparência.

“Nós agradecemos ao Governo do Estado, na figura do Governador Rafael Fonteles, que está fazendo uma ação muito importante para o fortalecimento da qualidade da universidade”, finaliza.