UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Governadora do Piauí visita Núcleo de Energias Renováveis da UESPI

Por Anny Santos

Na manhã desta terça-feira (21), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu a visita da Governadora do Estado, Regina Sousa, no Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI), onde ela teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Núcleo.

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, Governadora do Piauí, Regina Sousa e demais autoridades

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, Governadora do Piauí, Regina Sousa e demais autoridades

Para a Governadora do Piauí o Estado é uma grande referencia em energias renováveis e com o Núcleo da UESPI será possível elevar ainda mais a importância do Estado nesse setor. “Através de grandes empresas que se estabelecem aqui é possível visualizar o aumento na produção de energias limpas e renováveis. O mais importante é que essa energia esteja acessível a população, através de grandes projetos”.

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, Governadora do Piauí, Regina Sousa e demais autoridades

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, Governadora do Piauí, Regina Sousa e demais autoridades

O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto,  ressaltou a contribuição dos projetos de pesquisa e extensão do Nufperpi para o desenvolvimento do Piauí. “O Núcleo disponibiliza cursos de extensão acessíveis. A comunidade passa a ter acesso a essa qualificação, que ajusta algumas situações do cotidiano que podem ser beneficiadas por meio do conhecimento. O principal critério para se fazer qualquer um dos cursos ofertados é possuir interesse na área, qualquer pessoa que queira se qualificar pode fazer”, afirma o Reitor.

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, Governadora do Piauí, Regina Sousa e o Coordenador do NUFPERPI, Prof. Dr. Juan Aguiar

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, Governadora do Piauí, Regina Sousa e o Coordenador do NUFPERPI, Prof. Dr. Juan Aguiar

O Coordenador do Núcleo, Professor Juan Aguiar, destaca que o NUFPERPI, em sua parte de formação, é muito aderente aquilo que o governo trabalha atualmente com a comunidade. “A importância dessa visita é impar, pois o Núcleo foi criado com a incumbência de realizar capacitação de mão-de-obra especializada no nosso Estado para empreendimentos que estão chegando aqui, sobretudo nas áreas de energias renováveis e de telecomunicações.  Muitas das tecnologias que trabalhamos são voltadas para as comunidades de baixa renda e essas tecnologias pesquisadas são tecnologias de inovação, visando o desenvolvimento econômico e social”.

O principal objetivo do NUFPERPI é capacitar alunos para atuar em áreas que demandam mão-de-obra especializada. 

“O Núcleo é de suma importância para a comunidade, pois através dele é possível desenvolver tecnologias que beneficiam diretamente a população. Podemos citar as pesquisas relacionadas a energia solar e as tecnologias voltadas para essa áreas, que inclusive se torna cada vez mais crescente, visto que o Piauí possui um grande potencial energético. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências que tendem a somar na formação e desenvolvimento profissional dos alunos e beneficiar a população”, destaca Hizadora Silva, estudante do curso de Engenharia Elétrica e integrante do Núcleo.

O Núcleo 

O Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI) da Universidade Estadual do Piauí tem como objetivo capacitar alunos para atuar em áreas que demandam mão-de-obra especializada. O local possui dois grandes complexos, o CER (Complexo de Energias Renováveis) e o CTEL (Complexo de Telecomunicações), além de uma sala multiuso.

A construção do CER é resultado de um retorno social das Concessionárias do Projeto de Energia Limpa do Estado do Piauí que são as Concessionárias BRENGE, GM ENERGIA e SPE ENERGIA SUSTENTÁVEL,  através da Superintendência de Parcerias e Concessões – Suparc. O complexo é composto por três laboratórios: LAPER (Laboratório de Práticas em Energias Renováveis), LATER (LATER – Laboratório de Tecnologias Integradas a Energias Renováveis) e CMER (Centro de Monitoramento e Estudos Remotos).

Já a construção do CTEL é oriundo do retorno social da empresa Piauí Conectado. O espaço é composto por dois laboratórios: LAPRE (Laboratório de Arquitetura e Pesquisa em Redes) e LAPON (Laboratório de Redes Ópticas Passivas).