Por Natália Sousa (estágio supervisionado sob a orientação da profa. Sammara Jericó)
Com o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de Educação Física experiências que promovam iniciativas de reflexão, desenvolvimento humano, pensamento crítico e inclusivo no âmbito profissional, as professoras doutoras Débora Costa Couto e Francilene Madeiro realizaram o programa de Extensão “Expo AMI”.
O programa visa oferecer aos discentes atividades que reforcem a vivência prática com reflexões corporais, explorando diversas formas de linguagem verbal, corporal, visual, sonora, digital, artística e científica.
Com menos de um ano de criação, o programa é coordenado pela Prof. Dra Francilene Madeira e Prof. Dra Débora Cristina, que juntas buscam levar trabalhos acadêmicos que ultrapassem as barreiras da universidade.
De acordo com a Prof. Dra. Débora Cristina, desde seu desenvolvimento o programa de extensão “Expo AMI” investe em propostas que impulsionem os estudantes a ampliar o pensamento crítico sobre o papel da Educação Física na sociedade. “Cada ação desenvolvida articula diferentes formas de linguagem — corporal, verbal, artística, visual, digital e científica — como forma de expressão, de comunicação e de transformação”, afirmou a professora.
A Prof. Dra. Francilene Madeira destaca a satisfação com a boa receptividade dos alunos de Educação Física diante das ações que foram propostas pelo programa de extensão, reafirmando a sua relevância para uma sociedade mais inclusiva. “Vivemos em um mundo que não tem mais lugar para o preconceito e o nosso programa busca justamente reafirmar isso, sensibilizando os alunos para atuarem com empatia, ética e compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva”.
Para a estudante do curso de Educação Física, Gabryela Miranda, o programa de extensão “Expo AMI” tem sido uma experiência que lhe motiva a desenvolver a própria criatividade, habilidades e principalmente conectar o aprendizado prático com os conteúdos ensinados em sala de aula.
“Faço parte do AMI desde sua primeira ação e essa participação aumentou ainda mais meu entusiasmo pelo curso de Educação Física. A vivência no programa me permitiu enxergar o aprendizado de forma prazerosa e desafiadora”, reforçou a estudante.
Expo AMI realiza ações para estimular estudantes
Para proporcionar momentos de aprendizado aos alunos, o programa “Expo AMI” realiza ações para incentivar a comunidade acadêmica. No total, já foram realizadas três ações com atividades de extensão, a terceira foi com participação na Ação da Associação Down The Amo, voltada para pessoas que possuem Síndrome de Down”. Os discentes das disciplinas de Educação Física Adaptada, Inclusiva foram convidados para integrar o evento, propondo vivências corporais acessíveis às pessoas.
A segunda ação foi voltada para a criação de fotonovelas que destacasse a atuação do profissional de Educação Física na área da recreação. A atividade levou os discentes a diferentes contextos profissionais, inclusive em ambientes de vulnerabilidade, como hospitais. Com as imagens que foram registradas, os alunos puderam exercitar a criatividade, mas também refletir sobre o alcance da sua futura profissão.
Já na primeira ação do programa de extensão, os estudantes realizaram uma peça teatral baseada na obra “O Fusquinha Cor de Rosa”, do escritor Caio Riter. A peça, que também foi protagonizada pelos alunos, proporcionou que todos se expressassem por meio da linguagem corporal e da oralidade, explorando conteúdos motores de maneira lúdica e afetiva.