Evento do Centro Acadêmico de História Leva Conhecimento sobre Povos Indígenas aos Alunos do Ensino Fundamental em Floriano

Por: Cássio Sousa

O Centro Acadêmico (CA) do Curso de História do campus Dra. Josefina Demes, em Floriano, realizou na tarde da última quinta-feira um evento envolvendo os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Professor Barjonas Lobão. A iniciativa visava proporcionar uma reflexão profunda sobre a história do Brasil antes da chegada dos portugueses, destacando os povos que habitavam o território e suas contribuições, muitas vezes negligenciadas.

Os temas abordados incluíram duas convidadas: a Professora Doutora Tatiana Oliveira, coordenadora do curso de História em Floriano, discutiu a existência dos povos indígenas no estado, destacando suas comunidades, identidades e contribuições. Em seguida, pesquisadoras do Instituto Federal apresentaram o projeto “Acervo de Memórias Indígenas de Floriano (AMIF)”, fornecendo aos alunos uma visão dos indígenas locais.

Evento proporcionado pelo Centro Acadêmico de História do Campus de Floriano

O Presidente do Centro Acadêmico do Curso de História, Ítalo Gabriel, conta que a ideia do evento surgiu durante uma aula em que ministrava para os alunos do 8º ano durante seu período de estágio na escola. Segundo ele, após a aula, a sala se encheu de perguntas sobre a existência de comunidades indígenas no Piauí e sua localização.

“Percebi que, embora o tema indígena seja amplamente debatido nas universidades, é negligenciado no ensino básico público. Assim, em reunião com o centro acadêmico de história, propus a realização deste evento”, relata.

O discente do 6º período do curso de história ainda enfatizou a importância de propor o debate e colocar em pauta essa história que, muitas vezes, os alunos do ensino fundamental público desconhecem.

“A relevância reside em combater todo tipo de preconceito, ensinando que os povos indígenas continuam a lutar pela sua sobrevivência até hoje. É importante proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer as contribuições desses povos para o nosso estado, bem como compreender por que sua existência é crucial para o planeta”, ressalta.

Ele ainda conta que as respostas das turmas do 8º e 9º ano foram imediatas assim que a discussão começou, gerando diversas perguntas e curiosidades.

“Essa troca de experiências foi descrita como significativa pelas meninas do projeto do acervo, que relataram ter aprendido muito. Envolver os meninos pré-adolescentes, cheios de curiosidades, na discussão foi fundamental para essa troca de ideias. Foi uma tarde maravilhosa”, concluiu o Presidente do Centro Acadêmico.