UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Está disponível a sétima edição da Revista Eletrônica da Uespi: HUMANA RES

Por Clara Monte

O Núcleo de Estudo em Estado Poder e Política (NEEPP) ligado ao Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) publicou a sétima edição Revista eletrônica HUMANA RES.

Capa da Sétima Edição

O projeto, que está vinculado a Editora da instituição,  foi iniciado em 2019 para a publicação das produções científicas dos professores do Centro de Ciências Humanas e Letras da UESPI e dos professores dos outros Centros e da Comunidade em geral.

O presidente da Editora da UESPI, professor Marcelo de Sousa Neto, comenta como foi o processo de edição da revista para se adequar aos requisitos definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES).

“Os periódicos acadêmicos são avaliados levando em consideração diversos aspectos. No caso da Humana Res, três pontos foram fundamentais para receber uma boa avaliação externa: agilidade das avaliações e nesse quesito os editores da revista têm se empenhando para que os artigos submetidos possam receber a avaliação de pelo menos dois especialistas. O segundo ponto é qualificação dos parecerista, que são convidados por seus conhecimentos  sobre os temas tratados nos artigos, o que permite tanto um aprimoramentos dos trabalhos submetidos como uma melhor seleção das pesquisas efetivamente publicadas, e, por último, a avaliação dupla cega, onde após submetido o artigo, autores e parecerista são anonimizados, para evitar o enviesamento das análises. Dessa forma se evita favorecimento ou exclusões resultantes de afinidades pessoais”, finaliza o editor

O projeto trata-se de uma publicação on-line, de periodicidade semestral, acesso livre, criada com finalidade de promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo das ciências, das tecnologias e das artes. Tem como objetivo articular e divulgar a produção científica dos diversos cursos da universidade através da publicação de artigos,  resenhas, entrevistas e traduções, além de estabelecer diálogos com autores de outras instituições nacionais e estrangeiras sobre ensino, pesquisa e extensão.

A professora Valtéria Alvarenga é uma das coordenadoras da ação. Ela ressalta a importância desse revista pela sua interdisciplinaridade estudantil e explica como o projeto pode impactar positivamente na vida da comunidade acadêmica. “Todos os profissionais do CCHL têm ajudado muito no projeto dessa revista.  É importante dizer que é uma ação que passa por muitas mãos e recebe muita contribuição. A maioria dos artigos  são voltados para a área de Ciências Humanas e Sociais, mas não deixa de participar diversos projetos das áreas de Exatas e outras. A revista é interdisciplinar e está bem organizada e isso chama atenção. Ela possibilita a publicidade para essas pesquisas e ainda consegue integrar a comunidade cientifica para ganhar mais reconhecimento”, finaliza.

Edições Anteriores

A Revista HUMANA RES encontra-se aberta aos interessados em apresentar artigos ( Dossiê e Seção de artigos livres) , tradução e resenhas para publicação em fluxo contínuo e de acesso aberto.

Acesse a Revista.