Egressa da UAPI conquista primeiro lugar em prova objetiva de concurso

Por Ana Raquel Costa e Hélio Alvarenga

Em meio aos desafios e às demandas da vida acadêmica, histórias de superação e conquistas inspiradoras emergem para nos lembrar do poder da educação. Neste contexto, destaca-se o feito de Luciana Alexandre de Sousa, egressa da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), Polo de Altos, que recentemente alcançou uma conquista significativa ao ser aprovada em primeiro lugar na prova objetiva do concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) para o cargo de Técnico Legislativo Administrativo de nível médio, na reserva de vagas para candidatos na condição de pessoas com deficiência (PCD).

Para a egressa, o curso de Administração ofertado através da UAPI foi essencial para sua aprovação e destaca as vantagens do ensino à distância que teve acesso.

“O curso conta com excelentes professores, aulas bem didáticas, coordenação sempre atenciosa, em especial a coordenadora do meu Polo (Altos). Os conteúdos da grade curricular me deram uma base sólida para o conteúdo que cai em concursos, acho que sem o bacharelado ficaria mais difícil conseguir aprovação. Além disso, pude contar com as vantagens do EAD como: flexibilidade de horários, aulas gravadas, adaptação às novas tecnologias e a mesma qualidade de um curso presencial”, destaca Luciana.

A rotina de estudos e o processo de preparação para concursos da aprovada tem início junto com o início da sua jornada no curso de Administração aos 38 anos de idade. Ela conta que estava afastada dos estudos a cerca de 10 anos e viu o anúncio do Vestibular da UAPI como uma oportunidade de mudar esse cenário.

“Fiz o vestibular, consegui ser aprovada, fiz a matrícula e comecei minha jornada na UAPI. Nesse mesmo período, iniciei meus estudos para concursos, dividindo meu tempo para o curso, família e estudar para concursos, dedicando cerca de 5 horas diárias. Foram momentos de muita persistência e dedicação, seguindo firme para alcançar meus objetivos.

A jornada de Luciana de Sousa é um exemplo do potencial transformador da educação e do compromisso com os objetivos pessoais. Ela afirma que não pensa em parar apenas na sua aprovação.

“Meus objetivos profissionais agora estão direcionados em fazer uma pós-graduação na minha área para ampliar meus conhecimentos e trabalhar de forma ética para agregar valor na prestação do serviço público, visando o bem da coletividade”, finaliza.

Com provas realizadas em 14 de janeiro de 2024, o certame teve o resultado final da prova objetiva divulgado em 1º de março de 2024. Os candidatos esperam, agora, o prosseguimento das demais etapas, como o resultado das provas discursivas para candidatos de nível superior, que devem culminar no resultado final do concurso em data a ser definida pela banca examinadora.