DINTER USP/UESPI realiza nona defesa de tese de doutorado

Por Danilo Kelvin

Nesta sexta-feira (04/10), a partir das 14h, o Doutorado Interinstitucional em Linguística entre a Universidade Estadual do Piauí e a Universidade de São Paulo realiza sua nona defesa de tese de doutorado. A doutoranda Beatrice Nascimento Monteiro apresentará a tese intitulada “(Des)construindo a negação afixal: uma abordagem morfossintática e semântica de formações com prefixos negativos do Português Brasileiro”, sob orientação da Profª. Drª. Ana Paula Scher.

A pesquisa se insere no campo da Morfologia Distribuída e busca explorar as diferentes leituras semânticas geradas pelas formações com prefixos negativos no português brasileiro, mostrando que, apesar das múltiplas interpretações possíveis, esses afixos compartilham uma significação básica: a mudança de sentido para seu oposto.

Doutoranda Beatrice Nascimento Monteiro

Beatrice Nascimento compartilha a importância do Dinter em sua trajetória: “O Dinter USP/UESPI foi uma oportunidade de grande aprendizado e uma experiência transformadora. Ao longo do doutorado, desenvolvi novas habilidades acadêmicas e expandi meus conhecimentos, vivenciando trocas com pesquisadores de diversas áreas. Considero o Dinter um divisor de águas na minha vida acadêmica e pessoal.”

A defesa ocorrerá de forma híbrida, podendo ser acompanhada presencialmente na Sala 264 do Prédio de Letras ou pelo link do Google Meet: https://meet.google.com/ztq-msos-xih.