Diálogos Literários: encontros teóricos na Uespi fortalecem vínculo entre teoria e prática

Por Clara Monte

A disciplina Literatura e Ensino, sob a coordenação da Profª do ProfLetras, Márcia Edilene, realizou encontro teórico para  aprofundar os conhecimentos na temática da disciplina por parte dos estudantes do Mestrado Profissional em Letras na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A iniciativa busca enriquecer a formação dos futuros profissionais, promovendo diálogos e reflexões sobre a interação entre a literatura e a prática pedagógica.

Até o momento, foi realizado o primeiro encontro, que ocorreu na segunda-feira (22), com a participação da palestrante Profa. Dra. Vera Teixeira de Aguiar (PUCRS), abordando o tema “A formação do leitor”. O segundo, que ocorrerá no dia 23 de fevereiro, terá a presença do linguista Prof. Eduardo Calil (UFAL), para debater  o tema “Produção textual autoria e criatividade em alunos de 6-7 anos”.

A professora da disciplina, Márcia Edilene, destaca que esses encontros são muito ricos nas trocas de ideias para todos que participam. Para a Professora a importância dessas sessões ultrapassa o aprendizado teórico, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aprofundar-se nas obras de teóricos, refletir sobre as teorias recebidas e aplicar esses conhecimentos na prática pedagógica do Ensino Fundamental e Médio.

“A formação se dá a partir do momento em que o aluno lê as obras dos teóricos, reflete sobre a teoria recebida e sua prática pedagógica nas escolas do Ensino Fundamental e Médio e se sente preparado para dialogar com os autores das obras. O resultado almejado é receber informações que fortaleçam o Projeto de Dissertação do Mestrado dos alunos. Essa é uma proposta que estou desenvolvendo no ProfLetras, denominada: Conversando com o autor.”, conta a professora.

Destacando a relevância desse tipo de encontro, a aluna do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, Katiane Régis Pereira Martins, conta que, embora parte do meio acadêmico esteja constantemente em contato com várias teorias, obras de pesquisadores e discussões, os encontros propostos pela Professora Márcia Edilene proporcionam a oportunidade única de interagir diretamente com os escritores dessas obras e teorias.

“Nesse contato direto com os autores, podemos esclarecer dúvidas, trocar experiências e, em conjunto, atrelar a teoria à prática, contribuindo com nossa prática docente. Além disso, isso nos desperta para um leque de possibilidades no processo criativo e incentiva o interesse na escrita e na leitura como um todo.”, finaliza a aluna.