Curso Gratuito de Matemática Básica: aprimorando conhecimentos e despertando o raciocínio lógico

Com o propósito de aprimorar os conhecimentos matemáticos em temas básicos e melhorar a manipulação algébrica, a UAPI e a UESPI promovem o curso de extensão Matemática Básica, coordenado pelo Prof. Me. Danilo Borges da Silva (coordenador de tutoria do curso de Sistemas para Internet da UAPI) e Prof. Me. Diego Cardoso dos Santos, ambos professores lotados no curso de Ciência da Computação (Floriano/Campus Dra. Josefina Demes). O curso acontece no período de 19 de fevereiro a 01 de março, a partir das 19h, transmitido ao vivo pelo canal no YouTube disponível no link e no canal oficial da UESPI. As inscrições iniciam no dia 09 de fevereiro e seguem até o dia 18.

O curso objetiva o despertar do raciocínio lógico de forma a beneficiar os participantes e suas habilidades em outras disciplinas. Afinal, a matemática é uma linguagem universal, presente direta ou indiretamente em todas as áreas do conhecimento.

De acordo com o professor Danilo Borges, o curso reforça as bases matemáticas que os estudantes já não possuem mais contato frequente, preparando-os para conceitos matemáticos mais elaborados, como os que são desenvolvidos no ensino superior:

“O intuito é fazer um nivelamento, fazer com que o aluno relembre esses conceitos hora vistos no ensino fundamental e médio, mas de uma forma bem objetiva e prática, aplicando em situações e contexto reais para justificar por que aprendemos aquilo naquela época. Trazer esses assuntos matemáticos e fazer um relacionamento com o contexto real.”

Público Alvo

Destinado especialmente aos ingressantes, discentes ou futuros estudantes de graduação, principalmente nas áreas associadas às exatas e licenciaturas.

Certificação

Ao longo das 10 aulas, serão abordados todos os assuntos do conteúdo programático, visando proporcionar uma base sólida em matemática básica. O formato de aula remoto permite que os alunos acompanhem o curso de qualquer lugar, desde que possuam acesso à internet. Para obter a certificação, os participantes deverão realizar todas as atividades assíncronas e comparecer às aulas síncronas, garantindo assim sua participação efetiva no curso.

“Toda aula é acompanhada de uma atividade, que terá um feedback automático junto de uma pontuação. Vamos ter as revisões nas aulas que acontecerão de forma síncrona, pela plataforma do YouTube, onde o aluno vai poder interagir com os professores e tirar as suas principais dúvidas. Todos os recursos vão ser disponibilizados, os slides, a gravação das aulas, as atividades, tudo vai ficar disponível no site após a conclusão do curso”, afirma o professor Danilo Borges.

Com essa iniciativa, os docentes buscam mecanismos para democratizar o acesso ao conhecimento, inaugurando uma jornada de aprendizado e descobertas matemáticas. O curso contribui para a formação de estudantes da UAPI e do público em geral, no âmbito acadêmico e profissional, desenvolvendo suas habilidades numéricas e lógicas.