Por Jésila Fontinele
O dia 13 de maio, data em que se celebra o Dia do Zootecnista, foi marcado por diversas homenagens e atividades voltadas à valorização da profissão. O evento é promovido pelos estudantes do sexto período do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que contou com minicursos, palestras, mesas-redondas e espaço para o empreendedorismo, além da apresentação do canil da Polícia Militar.
O professor Dr. Evandro Alberto ressaltou a importância do evento e da cadeia produtiva que é a Zootecnia, destacando seus grandes pesquisadores que desenvolvem diversas atividades na área. Ou seja, o evento foi um excelente momento para trazer conhecimentos aos estudantes de Zootecnia. “Os organizadores estão de parabéns pela iniciativa. É um passo importante para estreitar cada vez mais essa boa relação com a Associação dos Zootecnistas, com a Associação dos Veterinários, assim como também com outros órgãos ou instituições que possam colaborar com a nossa Zootecnia”, destacou o professor.
A docente Dinara Silva pontuou em suas palavras, o trabalho realizado durante o evento como uma forma de comemorar o dia do Zootecnista e confraternizar com alunos e profissionais, os quais são fundamentais para os setores produtivos do país. “As palestras abordam desde o comportamento e a importância do bem-estar dos animais, passando por minicursos e apresentações e continuam com mais eventos e interações. Tudo isso mostra a relevância da nossa profissão para o agronegócio como um todo, tanto no cuidado com pequenos quanto com grandes animais”, concluiu a professora.
A valorização da Zootecnia, assim como o aprofundamento nos temas trabalhados e estudados na área, são fundamentais para reconhecer a importância desse campo no setor de desenvolvimento do país, além de suas diversas contribuições. Além das homenagens realizadas no campus, a Ponte Estaiada, importante monumento de Teresina, será iluminado, na noite desta quarta-feira, com a cor verde, que representa a Zootecnia. Essa ação foi uma forma de homenagear os profissionais da área.
O professor Dr. Tarsys Veríssimo, formado pela Universidade Federal da Paraíba, atua na Zootecnia com foco no mundo pet, especialmente nos princípios da termorregulação em cães. Ele destacou sua trajetória profissional de quase 13 anos e a alegria de ter sido convidado para participar da segunda edição do Zoday. “Estou aqui para falar sobre comportamento e termorregulação de cães, uma área ainda pouco abordada dentro da Zootecnia. Venho justamente com esse objetivo, abrir novos horizontes para os estudantes, pois ainda há quem pense que o zootecnista atua apenas com animais de produção. No entanto, o ramo do bem-estar animal e do animal de trabalho está crescendo muito, assim como o setor pet, precisamos acompanhar esse crescimento e valorizar essa atuação”, afirmou o professor.
Tarsys Veríssimo concluiu frisando sobre esperar que a Zootecnia brasileira forme cada vez mais profissionais voltados para o setor pet, destacando que a realização de eventos como este é fundamental para que os estudantes conheçam o vasto mercado de trabalho que os espera após a graduação. A aluna Bárbara Stephanie, estudante do 6º bloco de Zootecnia e responsável pela organização, destacou a presença de profissionais, além dos alunos e do público externo interessado em participar. “Tem alunos de todos os lugares, pessoas que se inscreveram porque querem ver e aprender com o evento. Isso é muito bom para que as pessoas conheçam a Zootecnia, conheçam do que a Zootecnia é capaz”, disse a aluna.