Curso de Extensão explora rotinas pedagógicas na educação infantil

Por Vitor Gaspar

Hoje, às 18h30, a gestão escolar na Educação Infantil será o foco do segundo módulo do curso de extensão “Rotinas Pedagógicas na Educação Infantil” da UESPI. O evento, transmitido ao vivo no canal do YouTube Profa Kely Anee, vai trazer discussões sobre a rotina dos gestores nessa etapa da Educação Básica.

Na Pedagogia é consenso que a gestão escolar desempenha um papel fundamental na garantia de uma educação eficiente e de qualidade em todos os níveis da Educação Básica. Os estudos indicam que processo envolve uma série de elementos complexos, como estrutura física, pedagogia, serviços, questões jurídicas, relações com entidades e órgãos, além de processos administrativos e financeiros.

No entanto, quando se trata da Educação Infantil, a rotina dos gestores apresenta especificidades únicas que requerem uma compreensão aprofundada e abordagens específicas. Pensando nisso, as docentes da UESPI Kely-Anee e Francisca Cunha, ambas do curso de Pedagogia pensaram em realizar e divulgar essa aula que consideram de extrema importância.

“Nós temos nos voltado para tratar da formação de professores da Educação Básica, principalmente na Educação Infantil. Enquanto, professoras formadoras entendemos que é necessário um cuidado com a educação na infância. Isso abrange os diversos profissionais da Educação Infantil: gestores e pedagogos”, afirma a professora Francisca Cunha.

Registro da professora em live anterior do curso de extensão

Semestralmente, elas divulgam cursos de extensão para a comunidade de forma online que possibilitam uma abrangência maior com relação ao público com estudantes que participam direcionados a estudantes de Pedagogia e de outras licenciaturas. Os encontros também contam com a participação de professores da educação básica do Piauí, e de outros estados.

A professora Kelly-Anne conta que o projeto aborda o cotidiano não apenas para professores, mas também para estudantes interessados na área, pais que têm filhos na educação infantil e desejam entender como funciona essa rotina. Segundo ela, esse conhecimento pode auxiliar essas famílias na educação de suas crianças.

“Atualmente, estamos no segundo módulo. No primeiro, fizemos uma discussão mais teórica e introdutória sobre os marcos históricos, legais e curriculares da educação infantil. No segundo, vamos abordar a gestão e o cotidiano da gestão escolar discutindo as práticas dos gestores dentro do embasamento legal e pedagógico, abordando questões administrativas e pedagógicas”.

Registro da professora em outra live feita dentro do curso de extensão

Embora as inscrições para  já tenham sido encerradas, qualquer pessoa interessada poderá acompanhar o módulo ao vivo no dia e horário agendado.