Curso de Engenharia Agronômica promove o I Seminário de Agricultura Sustentável do Piauí

Por Clara Monte

A coordenação do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Teresina promove o I Seminário de Agricultura Sustentável do Piauí. O evento acontece no dia 01 de novembro, às 8:30, no Auditório do Geratec, campus Torquato Neto.

Uma das organizadoras, a Professora Helen Cristina de Arruda, explica que a ação tem como objetivo comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo e proporcionar um contato mais próximo entre os alunos do curso e estudantes de outras instituições com o estado da arte da agricultura na principal fronteira agrícola do país, que se encontra no Piauí. Essa região, conhecida como MATOPIBA abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e se destaca pela presença de uma agricultura de larga escala e intensiva.

“Para discutimos sobre, teremos uma mesa redonda com importantes atores da agricultura piauiense, representante dos produtores da Aprosoja Piauí, entidade de pesquisa de reconhecimento nacional e internacional da Embrapa Meio-Norte e entidade de desenvolvimento do Codevasf , as quais debaterão sobre os desafios da agricultura sustentável no MATOPIBA. Por fim, brindaremos aos participantes com uma palestra atual ligada à agricultura envolvendo biofortificação”.

Ainda de acordo com o a coordenadora, o evento é uma oportunidade de fomentar discussões atuais e relevantes para o corpo docente, discente e técnico, contribuindo assim para a relevância do curso. “Durante a ação, será abordado técnicas e práticas de manejo adequados que podem ser aplicadas em sistemas de produção, preparando, consequentemente, os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, finaliza a Professora Helen Cristina de Arruda.

Link de inscrição

SOBRE MATOPIBA

O Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980 especialmente no cultivo de grãos. O nome é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados estados (MA + TO + PI + BA).

A topografia plano e o baixo custo das terras comparado às áreas consolidadas do Centro-Sul, levaram alguns produtores rurais empreendedores a investir na então nova fronteira agrícola. A expansão aconteceu sobre áreas de cerrado, especialmente pastagens subutilizadas, e só foi possível pela disponibilidade de tecnologias para viabilizar os plantios nas condições locais. Os sistemas de produção são intensivos desde a implantação e buscam alta produtividade.

Confira programação: