UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Curso de Direito da Uespi realiza palestras sobre o Tribunal de Júri e suas especificidades

Por Natália Sousa (estágio supervsionado)

Nesta terça-feira (27/05), o curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizou um ciclo de palestras sobre a criação do instituto do Júri, apresentando seus principais desafios e especificidades. A atividade contempla a disciplina de Linguagem e Comunicação Jurídica, que é ministrada pela Professora e Pró-reitora da instituição, Ivoneide Alencar, para os estudantes do primeiro período.

A atividade faz parte de júri simulado proporcionado aos alunos do curso uma experiência de como funciona o sistema judiciário. Sendo assim, os estudantes recebem uma situação hipotética de algum caso e devem preparar suas atuações, apresentando argumentos, provas e testemunhas. Para dar início ao simulado, foram convidados por estudantes do curso profissionais que já atuam na área, como o juiz do TJ-PI, Dr. José Eduardo Couto, e o promotor de justiça do MPPI, Dr. Ubiraci Rocha.

De acordo com a professora Ivoneide Alencar a iniciativa das palestras tem como objetivo alinhar o aprendizado prático ao teórico, promovendo aos alunos uma introdução a prática exigida no ambiente jurídico. “Nós estamos juntando a teoria à prática. Isso quer dizer que estamos nesse momento trazendo profissionais que atuam no tribunal do júri”.

Na oportunidade, o juiz do TJ-PI, Dr. José Eduardo Couto, destacou sua satisfação em trocar conhecimentos e experiências com os estudantes do curso de Direito. “Nosso objetivo foi passar esses princípios fundamentais do direito penal que vigoram no nosso estado de direito”, ressaltou.

A estudante do segundo período de direito, Lara Nunes, salientou a importância da palestra para a comunidade acadêmica como fundamental, aproximando os alunos ao ambiente prático por meio de profissionais com experiência abrangente e muito conhecimento.

“Eu acredito que elas são essenciais, principalmente para as turmas de direito que ainda estão começando. Pois as primeiras disciplinas são mais introdutórias e os alunos ficam com a sede de conhecer como funciona na prática. Então quando nós temos a oportunidade de trazer profissionais que já estão há anos na área, é um momento muito enriquecedor e que faz com que os alunos se empenhem mais nos estudos”, pontuou a estudante.

As atividades seguem até o dia 17/06, onde os estudantes vão colocar em prática o que aprenderam na disciplina, realizando um tribunal fictício.