Corpo de dança da UESPI participa da Semana Estadual de dança do Piauí

Por Clara Monte

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do Corpo de Dança da instituição, participa da 7° Edição da Semana Estadual de Dança do Piauí (SEDA). Sob a coordenação da Prof. Renata Batista dos Santos Pinheiro, a apresentação aconteceu na última quarta-feira (24) e teve como tema “Rendeiras: uma homenagem a cultura das Rendeiras do Piauí”.

Coreografia Rendeiras

O corpo de dança participou da amostra com 10 bailarinos, 1 coreógrafo e equipe de apoio. De acordo com a coordenadora do corpo de dança da UESPI, Renata Batista dos Santos Pinheiro , a instituição já participou de outros eventos e competições, mas esta é a primeira vez que a instituição participa da Semana Estadual de Dança do Piauí.

Coreografia Rendeiras

“O nosso grupo de inscreveu e escolheu a modalidade que queria competir, o que usamos para homenagear a cultura das rendeiras do nosso Estado. O SEDA é um festival em alusão ao dia internacional da dança. A dança como forma de expressão deve ser divulgada, apreciada e estimulada, assim cada vez mais a cultura pode ser propaganda por meio da arte de dançar”.

Coreografia Rendeiras

Para uma aluna participante, Taynara Sarah Medeiros e Silva, sua participação na Semana Estadual de Dança do Piauí representa não apenas um momento de celebração da arte e da cultura, como também uma oportunidade de crescimento e aprendizado para os estudantes envolvidos. Para ela, através do movimento e da expressão corporal, eles superam fronteiras e compartilham sua paixão pela dança com a comunidade.

Coreografia Rendeiras

“O SEDA é de extrema importância para os artistas da dança do Estado, pois podemos apresentar trabalhos, permitindo visibilidade, contribuindo assim para a valorização da cultura e dos artistas, além de permitir que conheçamos outros trabalhos e artistas. Além das apresentações, o evento proporciona também oficinas gratuitas e espetáculos”.

O corpo de dança da UESPI foi classificado para próxima etapa do evento, e se apresentará nesta sexta-feira (26), no Teatro 4 de Setembro.