Confira como foi o encerramento da Semana de Letras da UESPI; edição 2024

Por Clara Monte

Encerrou-se nesta quinta-feira (23) a 12ª edição da “Semana de Letras da UESPI 2024”. O evento teve como principal objetivo reunir pesquisadores, docentes e estudantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), assim como de outras instituições de ensino, para apresentarem as pesquisas realizadas dentro da universidade.

Semana de Letras da UESPI 2024

Segundo o professor Raimundo Silvino do Carmo Filho, um dos organizadores do evento, a programação foi repleta de uma série de eventos culturais e acadêmicos, incluindo lançamentos de livros,   participações de escritores, palestras, conferências, e apresentação de teatro e do Corpo de dança da UESPI.

“Contamos com a presença de diversas personalidades importantes em nossa comunidade acadêmica, compartilhando conhecimento com os presentes. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram, sejam alunos, professores ou pesquisadores, por fazerem parte desta semana de letras da UESPI.”

Semana de Letras da UESPI 2024

O evento, destacado pela professora Raimunda Celestina, promoveu uma integração de conhecimentos de diversas áreas, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes. Ela ressaltou que o evento foi marcado por mesas redondas, as quais abordaram temas de relevância, como a Antologia Poética, a igualdade racial e a intolerância no contexto educacional.

“Essas mesas redondas não se limitaram apenas à discussão de questões urgentes da sociedade contemporânea, mas também incentivaram o diálogo interdisciplinar e a reflexão crítica sobre tais temáticas”.

Teatro da UESPI

Uma das palestras da noite foi conduzida pela Profa. Dra. Diana Pessoa de Barros que, juntamente com outras professoras, trouxe à tona um debate sobre educação. Ela compartilhou sua pesquisa financiada pela bolsa de produtividade do CNPQ, a qual abordava o ensino, a linguagem e o papel dos professores pesquisadores de letras na luta contra discursos preconceituosos e intolerantes.

“A função desse evento foi articular diversos saberes, englobando a vasta área de linguística e artes, com foco no tema: letras, línguas e linguagens, línguas oralidades e outros saberes. Esta é minha primeira visita ao Piauí para discutir um tema tão relevante em nosso contexto. Fiquei extremamente satisfeita com o nível de entusiasmo e interesse dos alunos aqui presentes, ansiosos por adquirir conhecimento. Agradeço sinceramente pelo convite e pela oportunidade de participar de um evento de tamanha importância.”

Apresentação do Corpo de Dança da UESPI