Anny Santos
O Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, celebrou seus 25 anos com um evento único e cheio de cultura. A I Semana Cultural do CCHL aconteceu entre os dias 26 e 30 de junho e contou com a participação dos estudantes e docentes, que se reuniram para promover uma verdadeira celebração do talento acadêmico, com apresentações artísticas nas áreas de música, dança, literatura, comidas típicas e artes cênicas.
O Diretor do Centro, professor Omar Albornoz, destaca que o evento atingiu os seus objetivos com a integração entre os discentes e professores nas atividades realizadas. “A partir de música, poesia, dança e outros elementos culturais, os participantes puderam aprender um pouco mais sobre as culturas apresentadas pelos diversos cursos do CCHL”.
Todo o evento foi organizado e idealizado pela Coordenação de Letras Inglês e Letras Espanhol, contando com a colaboração dos demais Coordenadores do Centro, além de estudantes e professores dos cursos, o que tornou a ocasião ainda mais especial. A I Semana Cultural do CCHL foi uma iniciativa que proporcionou aos estudantes a oportunidade de expressar sua arte e talento, valorizando a diversidade cultural presente no centro acadêmico.
Segundo professor Demócrito de Oliveira Lins, Coordenador do curso de Letras Inglês e um dos organizadores do evento, é papel da universidade a promoção de atividades de extensão, juntamente com ensino e pesquisa. Pensando nisso, a Semana Cultural foi executada. “O projeto teve sua importância não somente ao incentivar a produção artística nas suas respectivas áreas, mas também ao integrar o corpo docente e discente”.
Programação diversificada
Cada dia do evento foi dedicado a um curso específico do CCHL, com as apresentações artísticas sendo conduzidas integralmente pelos estudantes de cada área. No primeiro dia da Semana Cultural, os estudantes do curso de Letras Inglês encantaram o público com apresentação de performance musical com canções de artistas no idioma. A dedicação e fluência dos alunos conseguiu transmitir com maestria a essência da língua e da cultura.
Já no segundo dia, foi a vez dos alunos do curso de Letras Espanhol mostrarem seus talentos. A apresentação cultural do curso teve por temática “Venezuela y la cultura warao” com a finalidade de resgatar a cultura dos povos esquecidos ou ignorados da nossa América Latina.
O aluno Cleiton Rodrigues, do 2° bloco de Letras Espanhol, define a experiência como algo único, pois lhe proporcionou participar de todo o desenvolvimento do projeto proposto. Além disso, ele destaca que a união da turma foi um fator crucial para que o evento do dia 27, no segundo dia da semana, pudesse acorrer. “Foi muito marcante. Espero estar envolvido em outras semanas culturais, expondo um pouco mais do que o curso de Letras Espanhol pode proporcionar. O conhecimento adquirido e a imersão na interculturalidade, colocando em prática o respeito à diversidade cultural, foi fundamental”.
Na metade da Semana, a língua e a literatura portuguesa ganharam destaque. Os discentes do curso de Letras Português brilharam na declamação de poemas de autoria própria e suas interpretações. O evento celebrou a riqueza da língua materna, homenageando autores nacionais e mostrando a beleza da nossa cultura.
Ainda na noite de quarta-feira, dia 28 de junho, também aconteceu o Sarau da disciplina de Literatura de Língua Inglesa III, organizado pela professora Dra. Maria Eldelita Franco Holanda. Na oportunidade, os discentes apresentaram adaptações de obras literárias, como foi o caso da obra de Oscar Wild, intitulada “The Picture of Dorian Gray”, adaptada por Amanda Vitoria da Silva Sotero e Silas Carlos Soares Sousa, do sétimo período. Todo o espaço físico foi organizado pelos discentes da turma do 2° bloco.
A quinta-feira foi dedicada aos estudantes do curso de História e Geografia. O evento proporcionou uma verdadeira viagem no tempo e no espaço. Música, poesia e dança fizeram parte deste momento no qual ambos os cursos puderam se encontrar em um ambiente diferente. Os alunos demonstraram seu profundo conhecimento nas áreas e a importância de valorizar a preservação da memória histórica e geográfica.
Encerrando a Semana, os discentes do curso de Ciências Sociais trouxeram reflexões sobre a sociedade e suas dinâmicas. A I Semana Cultural do CCHL marcou o aniversário de 25 anos do centro acadêmico com uma celebração inesquecível e enriquecedora.