Por Anny Santos
“Sou muito orgulhoso de ser docente da UESPI, orgulhoso de fazer parte desta casa, porque temos uma corpo humano muito capacitado, interessado, dedicado e que ama nossa Universidade. Estar aqui no encerramento dessa atividade de 20 anos do curso de Contabilidade na UESPI é mais uma prova do quanto nosso corpo humano – professores, discentes e técnicos – respeita esta Casa e se dedica para sempre oferecermos o melhor no ensino, pesquisa e extensão. Nossa UESPI somente tem 35 anos e tem muito ainda para contribuir com o Estado e com a riqueza dele, sua população. Vamos juntos continuar lutando e se dedicando por nossa UESPI, vamos juntos trabalhar para mantermos a UESPI em destaque positivo, com bons índices no ensino; com destaque nas pesquisas e com uma maior aproximação da nossa universidade com a sociedade por meio dos projetos de extensão. Parabéns a todos e todas que fazem o curso de Contabilidade. Parabéns a todos os egressos de contabilidade. Parabéns e contem com a Adm Superior para avançarmos nas conquistas e seguirmos trabalhando por nossa comunidade, por nossa UESPI”, afirmou o Reitor, Prof. Doutor Evandro Alberto, depois do encerramento do evento que comemorou os 20 anos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
As comemorações iniciaram no dia 25 e seguiu até ontem, 27 de abril, no auditório Goethe Sandes, localizado no campus. As homenagens tiveram início na data em que se comemora o Dia da Contabilidade e contou com a participação de vários convidados.
Betina Brito, professora coordenadora do curso, ressalta a importância da ação para os discentes. “Esse evento foi marcado pelo encontro dos veteranos com calouros, com discussões sobre a profissão contábil, vivências, alegrias e obstáculos. Essa discussão faz parte de uma das várias missões da Universidade, a socialização e acolhimento da comunidade, mostrando que é possível a concretização dos sonhos e projetos. A UESPI sempre busca essa integração em todos os momentos da jornada acadêmica”.
O encontro destacou a história do campus, as origens, e a evolução do local e do curso, sendo aberto a comunidade interna e externa a universidade. Ao longo do evento foram debatidas as possibilidades na carreira do contador, os portais da transparência como instrumento de cidadania, o novo cenário da contabilidade pública, padronização de normas e uso da tecnologia e o controle externo exercido pelos Tribunais de Contas.
Segundo o professor Lucidio Primo, Pró-reitor de Finanças (PROPLAN) e professor do curso, as expectativas do evento foram atendidas. Além disso, foram ministradas palestras para esclarecimentos sobre a carreira do profissional de contabilidade e debates de assuntos pertinentes ao curso. “Os alunos demonstraram que gostaram do evento e ficaram satisfeitos com as palestras”, destaca o professor.