Conferência Livre da CONEP: Debates sobre Ética em Pesquisa em pauta

Por: Cássio Sousa

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está prestes a promover um evento relevante para a comunidade acadêmica e científica do Brasil. A Conferência Livre da CONEP, agendada para o dia 12 de abril, focalizará os “Desafios contemporâneos da ética em pesquisa com seres humanos”.

Este encontro, que será realizado de forma virtual, contará com transmissão ao vivo pelo canal da CONEP no YouTube, permitindo acesso amplo e democrático a todos os interessados.

O objetivo da conferência é criar um espaço de diálogo inclusivo, reunindo diversos atores da sociedade para discutir não apenas os desafios enfrentados no passado, mas também para planejar o futuro e construir uma estratégia coletiva voltada à ética em pesquisa com seres humanos no Brasil. Essa estratégia será fundamental para subsidiar as discussões na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI).

Conferência livre “Desafios contemporâneos da ética em pesquisa dos seres humanos”.

A pesquisa com seres humanos deve ser desenvolvida de acordo com as diretrizes éticas universalmente elaboradas, defendidas e difundidas, que garantam os direitos e a segurança dos participantes de pesquisas, durante e após a sua participação.

Segundo a Coordenadora da CONEP, Laís Souza, os valores éticos, referenciais nas análises das propostas de pesquisa, não mudam, mas é necessário o ajuste constante, na medida em que novas propostas de pesquisas surgem. “Por exemplo: há alguns anos atrás ainda não tínhamos a inteligência artificial e nem a possibilidade de fazermos pesquisas de modo online. O desafio de uma sociedade, e não apenas a comunidade científica, é o de discutir e elaborar formas de proteger os participantes de pesquisas em todas as abordagens, inclusive as inovadoras”, relatou.

A Coordenadora ainda destaca que a participação dos profissionais presentes será ativa no formato de discussão após a apresentação de alguns temas que consideram importantes para a sociedade. “O diálogo com a sociedade é imprescindível, pois representa a possibilidade de construirmos, coletivamente, um sistema de defesa da ética em pesquisa que desejamos e necessitamos, pois todo cidadão brasileiro é um potencial participante de pesquisa”, concluiu.

O evento contará com a participação de todos os comitês de ética em pesquisa envolvendo seres humanos do sistema CEP-CONEP em função da proteção do sistema de pesquisa com os seres humanos no Brasil, como destaca a Coordenadora do CEP UESPI, Professora Doutora Luciana Saraiva.

“A nossa participação como comitê de ética em pesquisa da UESPI baseia-se na consolidação e na habilitação do nosso comitê dentro de todo o sistema e na defesa da pesquisa no Brasil. Nós estamos discutindo um projeto de lei que está em tramitação que vai ao encontro da proteção dos participantes de pesquisa”, contou a Coordenadora.

A programação da Conferência Livre da CONEP está elaborada para promover a troca de ideias, opiniões e informações entre os participantes, visando impulsionar as pesquisas e o desenvolvimento científico no país ao longo dos próximos 10 anos.

Acesse o link abaixo para realizar sua inscrição: