UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Como foi o início das aulas na UESPI: calouros falam sobre as expectativas no primeiro dia

Por Clara Monte e João Fernandes 

Com a empolgação que marca o início de uma jornada acadêmica, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) deu início, nesta quarta feira (16), a um novo período de oportunidades e aprendizados. Calouros e veteranos se reúnem, mais uma vez, trazendo vida e animação aos corredores e salas de aula.

Para marcar o inicio do novo período, diversos cursos se organizaram para realizar ações no sentido de recepcionar os novos integrantes da instituição. Um exemplo está no curso de Jornalismo, que reuniu com a coordenação e os professores do programa, unindo esforços para oferecer uma acolhida expressiva aos calouros. Professora do curso, Sônia Carvalho, que esteve presente na oportunidade, destacou a importância dessa recepção ao calouros como forma de estimulá-los em relação ao curso.

“É fundamental que esses novos estudantes compreendam a importância acadêmica no contexto da vida em sociedade. Através do comprometimento com estudos e pesquisas são realizadas inúmeras descobertas, as quais originaram significativamente para diversas áreas de formação. Como professores, damos as boas-vindas a todos aqueles que embarcam nessa jornada, e estamos ansiosos para orientá-los de maneira positiva no vasto mundo das possibilidades de pesquisa”.

Expectativas para uma nova jornada

Com expectativas profissionais diferentes, os alunos iniciam a nova etapa com a mesma ansiedade. E independentemente do curso, os novos universitários, apesar das dúvidas e expectativas, estão preparados para viver novas experiências na Universidade.

Com uma mescla de ansiedade e entusiasmo, a aluna Bruna Alencar, ingressa no curso de jornalismo, espera se envolver nas atividades da Universidade e se tornar uma referência na profissão escolhida. “Estou muito feliz em ingressar na UESPI. Sem dúvidas, a Universidade é referência pelos profissionais que formam e pelos que já estão no mercado. Por isso, as expectativas são as melhores. A Universidade se mostrou ser um espaço muito acolhedor e com infinitas possibilidades de aprendizado”, destaca a aluna.

Isabelle Cristina, ingressou no curso de jornalismo e acredita que estar todos os dias na Universidade será uma oportunidade para fortalecer seu crescimento intelectual. “Acredito que fui escolhida pelo curso. Venho de outra instituição, onde fazia outra graduação, mas, o que eu almejava era estar cursando jornalismo na UESPI. Agora, planejo entrar nas atividades de pesquisa da instituição e fortalecer ainda mais meus conhecimentos”

A aluna Vanessa Bandeira, caloura do curso de Ciências Sociais, também espera que estar na  UESPI seja mais um passo importante na concretização de sua carreira como cientista.   “Estou animada com o curso e as possibilidades para o enriquecimento do meu currículo. Eu acredito na UESPI, pois é uma instituição completa, com bons professores e excelentes profissionais que nos ajudaram nesta nova jornada”, comenta a aluna.

De volta às atividade: expectativas de quem já faz parte da UESPI

Tainara Lima da Silva, aluna do segundo ano do curso de Pedagogia, compartilha sua empolgação com o reinício das aulas e manifesta grande entusiasmo em relação às novas disciplinas oferecidas pelo programa. “Estou iniciando mais um período com uma ansiedade construtiva, animada para conhecer meus novos professores. Além disso, estou otimista em busca de oportunidades de pesquisa e, quem sabe, um estágio na minha área, pois assim, poderei enriquecer minha aprendizagem prática.”

Lívia Maria, aluna no quinto período de Turismo, participou ativamente do trote dos calouros do seu curso. Ela expressou sua alegria por vivenciar esse momento novamente, uma vez que, devido à pandemia, a oportunidade de receber as últimas turmas de calouros não pôde ocorrer como o esperado. “É uma imensa satisfação vermos novamente a organização desse evento para nossos novos colegas. Desejamos que esse período seja repleto de inspiração para eles. Estamos planejando diversos projetos ao longo destes meses e mantemos a esperança de que tudo ocorra da melhor forma possível. Assim, fortaleceremos o reconhecimento e a valorização do nosso curso, não apenas em nosso estado, mas também no cenário nacional.”