UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Com a presença do governador Rafael Fonteles, UESPI inaugura novo bloco no campus de Picos e fortalece a infraestrutura acadêmica

Por Mikael Lopes

O novo bloco do Campus Professor Barros Araújo, em Picos, foi inaugurado na manhã da última sexta-feira (12), com a presença do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, do reitor da UESPI, professor doutor Evandro Alberto, além da comunidade acadêmica. O momento marcou o compromisso com a melhoria da estrutura da instituição e com a qualidade do ensino.

Momento de inauguração do bloco

Com investimento de quatro milhões e meio de reais, a ampliação do campus vai melhorar a rotina universitária de discentes, docentes e servidores. O novo espaço conta com 14 salas de aula, banheiros acessíveis, copa e espaço de convivência. Segundo o governador Rafael Fonteles, a promoção dessas ações é essencial para garantir a permanência dos estudantes na universidade.

“A gente está entregando mais uma ampliação da nossa Universidade Estadual do Piauí, agora no campus de Picos, todas no padrão imobiliário, ar-condicionado gelado, para garantir melhor condição de ensino e aprendizado. A universidade tem que ser cada vez mais acolhedora, não é só a sala de aula, é a biblioteca, são os laboratórios, são os espaços de convivência, para garantir a permanência maior do estudante aqui, para ele aprofundar os seus conhecimentos”, reforça Rafael.

A obra, executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), é fruto do empenho e das parcerias entre o Governo do Estado, diretoria e reitorias, com foco no desenvolvimento do ensino superior no Piauí.

“A UESPI de Picos estava precisando ampliar essas salas. E nós estamos fazendo isso aqui hoje, com o apoio do governador Rafael Fonteles. Esse investimento tem transformado a nossa universidade. Então, é uma obra que tem um selo de qualidade, com investimento do governador Rafael Fonteles, com trabalho efetivo, que é feito aqui também pela nossa diretora, professora Mariluska, pelo vice-diretor Emanuel Pedro e por todos que compõem aqui o campus. Então, é uma alegria muito grande estar aqui hoje, fazendo essa inauguração, ao lado do governador Rafael Fonteles”, aponta o reitor.

Atualmente, a UESPI de Picos oferta dez cursos superiores nas áreas da saúde, educação, comunicação, entre outras. De acordo com o governador Rafael Fonteles, o crescimento da estrutura contribuirá para a expansão de novas graduações no campus, como a implantação do curso de Computação.

“Com essas obras, cada vez mais fica com um aspecto de campus. Aqui, o campus da UESPI de Picos já são dez cursos superiores, e agora vamos ter o curso de computação, a partir dessa ampliação que foi possível com esse investimento.”

Além da oferta de novos cursos, a ampliação permitirá a possibilidade do aumento do número de vagas nas graduações já existentes e oferecerá mais suporte para as atividades de pesquisa e extensão, como avalia a diretora do campus de Picos, doutora Mariluska Macêdo.

“Muito feliz por esse momento, e nosso campus agradece. Vai melhorar bastante nosso campus, além de projetos de pesquisa e extensão, irá melhorar para nossos estudantes dentro do espaço de convivência e nas salas, porque tínhamos dificuldades de não ofertar mais números de vagas nos cursos por conta das salas de aula, e agora temos suficiente para progredir”, destaca a diretora.

A professora Conceição Portela celebrou a atual fase da UESPI e o trabalho realizado para a concretização da obra. “Queria parabenizar aqui o nosso magnífico professor Evandro e dizer muito obrigada pela realização dessa ampliação do nosso campus. Hoje é uma realidade e vemos uma UESPI ampla e digna do seu alunado. Então, muito obrigada, professor Evandro, pela luta. Agradeço também ao governador Rafael”, disse a docente.

Para o aluno de Jornalismo da UESPI, João Gabriel Chaves, a ampliação contribui para uma maior integração entre os estudantes e para o fortalecimento da troca de saberes. “O espaço de convivência tem uma enorme importância para nós estudantes. Isso faz com que tenhamos mais proximidade com os estudantes de outros cursos. As novas salas são fundamentais para ter mais estudantes dentro do nosso campus e abrir oportunidades para ter outros cursos além dos que já tem”, ressalta o estudante.

A ampliação do campus de Picos integra um conjunto de ações de melhorias e investimentos realizados em todos os campi, com foco no fortalecimento da infraestrutura, na expansão do ensino superior e na oferta de melhores condições para estudantes, professores e servidores.

“Esse investimento tem transformado a nossa universidade. Já são mais de 100 milhões investidos em obras. A universidade está de cara nova em todos os campi, ou reformada, ou passando por reforma, ou construindo, ampliando”, pontua o reitor.