Ciclo de Palestras – Educação Fiscal: evento em parceria entre UAPI – UESPI e SEFAZ (PI) aborda cidadania e gestão dos recursos públicos no Piauí

Por Hélio Alvarenga

O Programa Estadual de Educação Fiscal promove o “Ciclo de Palestras: Educação Fiscal – Uma Questão de Cidadania” com o objetivo de sensibilizar os estudantes universitários sobre a importância socioeconômica dos tributos e promover uma compreensão mais ampla sobre a gestão dos recursos públicos. As palestras acontecem nos dias 18 de maio, 20 de julho e 14 de setembro, ministradas à distância, com mediação tecnológica, por meio do Canal Educação, e destinam-se a toda a comunidade acadêmica. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Fazenda do Estado (SEFAZ-PI), em parceria com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Secretaria de Educação (SEDUC).

As inscrições acontecem de 11 a 16 de maio e serão realizadas por meio do ambiente virtual projetado para o evento: ciclodepalestrasadm.danilob.com.br

Esse ambiente não apenas facilita o processo de inscrição, mas também oferece acesso à programação detalhada, bem como aos vídeos das palestras gravadas após a transmissão ao vivo. Cada palestra terá a duração de uma hora, durante a qual os alunos poderão esclarecer suas dúvidas por meio dos chats do IPTV e YouTube. A transmissão ao vivo ocorre pelo Canal Educação, no mesmo estúdio utilizado para as aulas da UAPI. A certificação, emitida pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX), será concedida aos participantes que assistirem às três palestras, totalizando uma carga horária de 30 horas.

Domiciana Camargo, Gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Fazenda, destaca a importância dessas parcerias para promover a educação fiscal. Segundo ela, o projeto tem sido expandido, passando do ensino médio e fundamental para o ensino universitário, voltado para a área de administração:

“A iniciativa visa capacitar os cidadãos a compreender como os impostos são reinvestidos na sociedade, destacando a importância da emissão de notas fiscais e fornecendo conhecimentos na área de contabilidade e administração. Dessa forma, busca-se auxiliar pequenos e microempreendedores a conduzir seus negócios de forma legal, saindo da informalidade e contribuindo para o desenvolvimento do estado do Piauí”, destaca.

O programa conscientiza os estudantes sobre a função socioeconômica do tributo, evidenciando como esse mecanismo pode ser empregado para reduzir as disparidades sociais. Além disso, dissemina conhecimentos sobre cidadania, finanças públicas, participação e controle social entre a comunidade universitária, visando ao acompanhamento e à participação da sociedade na alocação dos recursos públicos e na supervisão das despesas governamentais.

Discentes da UAPI 3 podem participar da equipe organizadora

A Coordenação de Curso da terceira etapa da UAPI (Bacharelado em Administração), torna público a oportunidade para três discentes se envolverem ativamente na organização do ciclo de palestras. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário e serão selecionados após uma entrevista, com critérios de seleção que incluem análise do histórico escolar e ausência de reprovações. É necessário possuir habilidades em Gmail e Google Planilhas. Os alunos selecionados receberão certificados como membros da equipe organizadora, emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX) com carga horária de 20 horas.

A Professora Kátia Brasil, coordenadora do curso, destaca a relevância das palestras como atividade complementar às disciplinas do bloco 4, abordando temas importantes para os futuros administradores. “A etapa 3 do curso de Administração da UAPI dedica-se ao empreendedorismo e à criação de pequenos negócios. É fundamental que os estudantes compreendam sua responsabilidade como cidadãos em formalizar seus empreendimentos e garantir que estes contribuam para a sociedade em diversas frentes. Acreditamos que o empreendimento ideal não só demonstra uma boa ideia, mas também mantém uma regularidade que garanta sua presença constante e impacto positivo”, afirma.

Confira a programação do ciclo de palestras:

18/05/2024 Palestra: “O tributo e sua função social como instrumento para diminuir as desigualdades sociais”

Disciplina: Logística (revisão)

20/07/2024 Palestra: “A qualidade da gestão de gastos públicos”

Turno: Manhã

Disciplina: Legislação Empresarial, Social e Trabalhista (1ª aula)

14/09/2024 Palestra: “O combate à sonegação, ao contrabando e à pirataria”

Turno: Manhã

Disciplina: Seminário Temático III (1ª aula)