Centro Acadêmico de Química promove II Oficina de Química Experimental

Por Vitor Gaspar

O Centro Acadêmico de Química (CAQUIM) está promovendo a II Oficina de Química Experimental, visando proporcionar conhecimento e oportunidades para estudantes.

Associando teoria à prática no cotidiano, a oficina busca familiarizar os alunos com a simbologia química, os níveis de risco de cada reagente, o uso de vidrarias durante a preparação de soluções, além de instruir sobre o descarte ambientalmente responsável de reagentes.

Palestrante instruindo sobre as normas de segurança nos laboratórios

De acordo com o Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof. Manoel Gabriel, a proposta é  que os alunos adquiram habilidades para lidar com a simbologia, evitando exposição a símbolos de risco, como explosão ou corrosão.

“O objetivo final é que esses alunos, ao concluir o curso, estejam preparados tanto na teoria como na prática, que eles estejam prontos para aplicar seus conhecimentos nos laboratórios profissionais. Esta é a essência da Oficina  durante esta segunda edição”, conclui.

O Diretor do CCN, Manoel Gabriel

Ao todo, serão três atividades práticas no laboratório. Isso decorre da observação dos integrantes do CAQUIM já pensando nas disciplinas experimentais, onde é necessário realizar experimentos e preparar soluções para as atividades. De acordo com o estudante do 4º bloco, Elvis Barros e coordenador da ação, foi nítido perceber que muitos alunos chegavam sem esse conhecimento, por isso a atividade visando prepará-los para as disciplinas futuras, que exige demanda maior por experimentação.

“Durante duas semanas, iremos conduzir esses alunos inscritos ao ambiente do laboratório. Lá, eles terão a oportunidade de preparar soluções, realizar testes de pH e outras atividades práticas. Essa experiência será fundamental para fortalecer suas habilidades e, até o momento, temos recebido um feedback positivo. Os participantes apreciaram bastante a palestra inicial e estão entusiasmados com a continuidade do curso”, afirma.

Estudantes no auditório do GERATEC, no campus Torquato Neto