Por: Danilo Kelvin
O curso de Letras Português do Campus Dom José Vásquez Díaz, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Bom Jesus, promoverá a primeira edição da Jornada de Estudos Literários (I JELIT), de 28 de março a 18 de junho de 2025. O evento terá palestras online e apresentações de trabalhos acadêmicos presenciais e tem como objetivo ampliar o debate acadêmico e estimular a reflexão crítica sobre os estudos literários e o ensino de Literatura.
Segundo a professora Mestra Lívia Maria da Costa Carvalho, a jornada representa uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da formação discente. “Há uma necessidade de proporcionar aos estudantes um espaço de exposição, debates e reflexões acerca das teorias da literatura e da crítica literária, ampliando suas competências acadêmicas e sua inserção no universo da pesquisa e da produção intelectual”, destaca.
Programação
As conferências online serão transmitidas via Google Meet e abordarão temas essenciais para a área:
- Literatura e ensino (28/03/2025, às 19h) — com Camélia Sheila Borges (UESPI) e Lívia Maria da Costa Carvalho (UESPI);
- Percursos acadêmicos e perspectivas do mercado de trabalho (25/04/2025, às 19h) — com Ludimila Silva de Almeida (UFMA-PGLetras) e Tharlisson Costa Sousa (UESPI-PPGL);
- Literatura e outras formas de linguagens (cinema e livros ilustrados) (30/05/2025, às 19h) — com Samara Liz Silva Machado (UEMA) e Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha (UFCG-PPGLE).
Já as atividades presenciais ocorrerão entre os dias 16 e 18 de junho, nos turnos da tarde e noite, com apresentações de trabalhos acadêmicos, por meio de pôsteres e comunicação oral, além de atividades culturais.
O campus de Bom Jesus, que recentemente passou por reformas estruturais, será palco de um novo ciclo acadêmico, sediando eventos científicos que envolvem os três cursos que funcionam na unidade: Letras Português, Pedagogia e Direito. “Este evento também contribui para um novo tempo no campus, que em breve sediará outros eventos científicos, organizados por seus docentes”, ressaltou a organização do evento.
A expectativa dos organizadores é que a I JELIT se consolide como um marco para os estudos literários na região, estimulando o crescimento acadêmico e a troca de conhecimentos entre alunos, professores e pesquisadores convidados.