Avaliação Institucional da UESPI: Contribua para o Aprimoramento da Universidade

Por: Cássio Sousa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está realizando sua avaliação institucional anual, um processo crucial para o aprimoramento contínuo da instituição. Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), essa iniciativa visa identificar pontos fortes e áreas de melhoria nos aspectos acadêmicos e administrativos da UESPI.

A CPA, criada pela Lei Federal nº 10.861/04 como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é responsável por conduzir esse processo e garantir que a universidade atenda aos critérios exigidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e pelo Ministério da Educação (MEC). Os resultados obtidos são fundamentais para o credenciamento ou recredenciamento da UESPI e para o reconhecimento ou renovação de cursos de graduação e pós-graduação.

Os membros da CPA se reúnem periodicamente para elaborar os instrumentos de avaliação, que abrangem os três segmentos da comunidade universitária: docentes, discentes e técnicos administrativos. Esses instrumentos são disponibilizados no SIGAA UESPI, por meio da aba Ensino > Avaliação Institucional, onde todos os membros da comunidade acadêmica podem contribuir.

Forma de acessar o questionário pelo SIGAA

A avaliação é estruturada em cinco eixos principais, cada um abordando aspectos específicos da instituição:

1.Planejamento e Avaliação Institucional: Avalia o planejamento estratégico da UESPI, a participação da comunidade acadêmica, a divulgação e a utilização dos resultados da avaliação.

2.Desenvolvimento Institucional: Analisa a missão, objetivos, diretrizes e políticas da instituição, bem como sua responsabilidade social e cultural.

3.Políticas Acadêmicas: Examina as políticas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, incluindo incentivos à produção acadêmica e comunicação com a sociedade.

4.Políticas de Gestão: Avalia as políticas de pessoal, organização e gestão, considerando elementos de planejamento e sustentabilidade financeira.

5.Infraestrutura: Verifica as condições físicas da UESPI para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, de pesquisa, extensão e gestão.

Segundo o Presidente da CPA, Prof. Tales Antão, todos esses dados são compilados e transformados em um relatório. Esses relatórios são disponibilizados no E-MEC e, posteriormente, enviados para o Conselho Estadual de Educação (CEE), porque ele traz o diagnóstico da instituição, o que possibilita o desenvolvimento de ações de melhoria com base nesse diagnóstico.

“A avaliação institucional é um instrumento importante para que possamos, a cada ano, buscar essa excelência dentro da instituição no que tange a esses eixos de avaliação instituídos pelos SINAES. Portanto, toda a comunidade acadêmica está convidada a participar dessa avaliação institucional”, ressaltou o Presidente.

Os resultados dessa avaliação são essenciais para orientar as decisões e iniciativas da UESPI, promovendo um ambiente acadêmico cada vez mais eficiente e qualificado.