Aula inaugural da Liga de Atenção às Doenças Pediátricas Raras

Por Giovana Andrade

Nesta semana, foi realizada a aula inaugural da Liga de Atenção às Doenças Pediátricas Raras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a qual foi aberta ao público e tratou sobre a Síndrome Cri-du-chat. A apresentação foi conduzida pelo professor Dr. Wellington Alves, orientador da liga, no auditório do CCS/Facime.

A síndrome de cri-du-chat, também conhecida como síndrome do miado de gato, é uma doença genética rara e acontece devido a uma alteração no cromossomo 5. Como consequência dessa alteração genética há um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e intelectual e, em casos mais graves, pode haver mau funcionamento do coração e rins.

Antes do início da palestra, houve uma breve cerimônia de abertura das atividades, na qual os professores orientadores, Dra. Maria Eliane Martins e Dr. Wellington Alves, diretoras e os ligantes aprovados foram apresentados. Além disso, o professor convidado Dr. Mauro Roberto Biá esteve presente.

Victor Augusto, Presidente da LADPR, destacou que o Prof. Dr. Mauro enfatizou a relevância das relações que as ligas acadêmicas oferecem aos seus membros, bem como a integração dessas relações com o tema central da Liga. Além disso, ressaltou a importância da participação em eventos, aulas e palestras disponibilizadas pela Liga para ampliar os conhecimentos e fortalecer o currículo dos ligantes e da sociedade em geral, proporcionando uma maior sensibilidade em relação às necessidades dessas crianças.

“Foi uma experiência única poder ver a concretização de um projeto inovador e ter certeza de que nós, profissionais da saúde participantes da LADPR, possuiremos  mais conhecimento sobre esse tema e, assim, poderemos ampliar nossas contribuições para o cuidado e atenção às crianças afetadas por doenças pediátricas raras”.

Ao todo, o projeto conta com 27 estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, fisioterapia, psicologia e medicina, da UESPI e de outras IES. Os próximos eventos abertos para a comunidade serão noticiados no Instagram (@ladpruespi)

Confira mais imagens do evento: