UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Alunos do curso de Biologia participam de aula de campo em escola de ensino médio em Campo Maior

Por: Eduarda Sousa

Alunos do curso de Licenciatura em Biologia participaram  de uma aula de campo na escola CETI Raimundinho Andrade em Campo Maior, na última quinta-feira (15). A atividade, que teve como objetivo conectar as práticas educativas com a realidade vivenciada por estudantes do Ensino Médio, foi conduzida pela professora Dra. Maria Pessoa, especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

A aula foi direcionada aos alunos que estão cursando a disciplina Prática Pedagógicae envolveu uma intervenção com turmas da 2ª série do Ensino Médio. A temática escolhida foi Botânica, atendendo ao conteúdo programado para o mês de maio, que contempla o estudo da Botânica e seus grupos.

O discente Gilson Jesus, que participou da aula de campo, destacou a importância da experiência. “A gente aprende tanto com os alunos quanto com as pessoas que dividem o espaço com a gente, como os outros discentes da minha turma. É sempre bom, faz com que a gente tenha novos pensamentos e novos aprendizados a cada turma e escola que visitamos. Também é positivo porque nos tira do ambiente da universidade e nos coloca em um campo diferente da nossa rotina diária. Participar desse tipo de aula me dá mais segurança diante de situações em sala de aula, aumenta minha confiança e me ajuda a pensar em como produzir uma aula ou atividade com os alunos. Isso aprimora meus conhecimentos, esclarece dúvidas e contribui de forma positiva para minha formação. É sempre bom ter essas vivências fora do ambiente acadêmico e dentro da sala de aula, convivendo com os alunos”.

A professora Maria Pessoa ressaltou os resultados alcançados com a atividade. “Os resultados atingidos incluíram a confecção de materiais didáticos como lapbooks, registros fotográficos e modelos didáticos. Os alunos do Ensino Médio relataram a riqueza das informações e dos aprendizados adquiridos”.

A atividade foi encerrada com uma culminância, na qual foram realizadas exposições com explicações sobre os conteúdos abordados e as metodologias utilizadas na produção dos materiais desenvolvidos. A atividade de campo cumpriu a carga horária mínima de 30 horas, incluindo planejamento, abordagem oral e produção de material didático elaborados pelos discentes.