Por: Ryan Nunes
Discentes do quarto período de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí transformaram a teoria em prática ao ministrar uma aula de educação midiática para integrantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI).

Folheto entregue para os discentes.
A atividade realizada como parte da disciplina de Crítica da Mídia, focou em ensinar idosos a identificar fake news e refletir criticamente sobre o consumo de informações. A oficina foi um encontro de curta duração que buscou ensinar os idosos a identificar os perigos da desinformação. Com dinâmicas interativas, jogos e exemplos práticos, a aula promoveu uma reflexão sobre o fim da ingenuidade no consumo de conteúdo digital.

Alunos do quarto período e discentes da UNATI.
Segundo Filipe Benson, um dos discentes que ministrou a aula, o trabalho com o público da terceira idade foi particularmente interessante, por se tratar de um grupo que, por vezes, se encontra mais distante da realidade digital e necessita de auxílio para navegar em seus processos. “O que a gente aprendeu foi que muitas pessoas da terceira idade elas não estão inseridas ainda dentro do processo no mundo digital. Muitas deles ali falaram que nem usavam redes sociais, ou que não gostavam, ou que tinham só baixado o aplicativo, mas não tinham muito interesse de mexer. E falaram que muitas vezes isso é porque não tem ninguém pra ensinar a mexer, não tem ninguém ensinando a discernir o que é falso, o que é real nas redes sociais. Então você vê que existe um grupo da população ainda que está a par disso. É algo muito interessante que a gente não conhecia ainda, a gente não sabia dessa realidade”, destacou o discente.

Discentes da UNATI.
A aula foi bem recebida pelos participantes da UNATI. A discente Rosileide Rios destacou que o principal aprendizado para o grupo foi o de desenvolver a percepção para diferenciar uma notícia verdadeira de uma falsa. “Olha, para nós, que já somos pessoas idosas e temos um pouco de dificuldade com a tecnologia, essa aula foi muito importante. Hoje em dia, a vida acontece muito pelo celular, e isso às vezes nos confunde e nos deixa inseguros. A gente recebe uma mensagem, um vídeo, e fica naquela dúvida: Será que isso é verdade?. Ficamos com receio de acreditar em uma mentira, mas também de ignorar um aviso que seja sério. Essa aula foi muito importante, pois os alunos nos mostraram, com calma e com exemplos bem interativos, o que a gente precisa observar para não cairmos em fake news diariamente”, afirmou a discente.