Por Ayeska Rodrigues
Na tarde de ontem, 24 de abril, os estudantes da disciplina de Educação Especial e Inclusiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Clóvis Moura – tiveram uma oportunidade única de vivenciar na prática os princípios de inclusão social e esportiva. A aula de campo, realizada no bairro São Pedro, proporcionou aos alunos o contato direto com atletas cegos de Teresina, além de uma emocionante partida de futebol entre jogadores com deficiência visual.
O professor Antônio Francisco Soares, responsável pela disciplina Fundamentos da Educação Especial, destacou a importância dessa experiência. “Ontem à tarde, vivenciamos uma experiência extraordinária na quadra de esportes. Conversamos com o treinador e com os jogadores de futebol de cegos, assistimos ao treino e tivemos a chance de entender na prática como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão”, afirmou.
Segundo o professor, o deslocamento até o local foi realizado de ônibus, providenciado por meio de requerimento junto à universidade, garantindo acessibilidade e conforto aos estudantes durante todo o percurso. A atividade teve como principais objetivos reconhecer a relevância do esporte na inclusão de pessoas com deficiência e identificar o futebol de cegos como uma ferramenta de inclusão social e esportiva para pessoas com deficiência visual.
Durante a visita, os estudantes puderam acompanhar de perto o esforço e a dedicação dos atletas, além de trocar experiências com o treinador que explicou as regras específicas e as adaptações feitas para garantir a participação de todos. A experiência também reforçou a importância de práticas inclusivas no âmbito educacional e esportivo, promovendo uma compreensão mais aprofundada sobre a diversidade e os direitos das pessoas com deficiência.
Para a aluna do curso de Pedagogia, Maria Clara Silva, a vivência foi fundamental para ampliar a compreensão sobre inclusão. “Ver os atletas em ação e ouvir suas histórias nos faz refletir sobre o papel que a educação e o esporte têm na construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos”, comentou.
A atividade é uma iniciativa do projeto pedagógico que busca aproximar a teoria da prática, sensibilizando os estudantes para a importância de promover ambientes inclusivos. Com essa experiência, os futuros educadores ganham uma perspectiva mais concreta sobre os desafios e potencialidades da inclusão de pessoas com deficiência na prática esportiva e na sociedade em geral.