UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Administração Superior e DCE dialogam sobre o Auxílio Alimentação

Hoje, na reitoria, a Administração Superior e o Diretório Central do Estudantes (DCE) dialogaram para dirimir as dúvidas quanto ao Auxílio Alimentação referente ao Edital n° 12/2023, que foi lançado em abril deste ano e finalizado em 8 de junho.

“Primeira coisa que explicamos foi que os recursos pagos aos discentes selecionados no programa Auxílio Alimentação são do Fecop – Fundo de Combate à pobreza e que esses recursos não são repassados para a UESPI. Desde 2021, todas as bolsas e auxílios da Universidade são pagos na mesma data dos servidores do Estado e sem atrasos pela Sefaz diretamente nas contas informadas pelos estudantes no momento do cadastro. Nossa parte aqui na Proplan é encaminhar as folhas de pagamento para a Fazenda e realizamos isso com muito zelo, com muito cuidado”, explicou o Pró-reitor de Planejamento e Finanças, Prof. Lucídio Beserra.

Sobre o pagamento do Auxílio Alimentação, o Pró-reitor complementou dizendo que foram pagos dois meses juntos (junho e julho), porque o Edital do Auxílio somente foi findado em 8 de junho, ou seja, após o fechamento da folha de pagamento do Estado.

A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), Professora Ivoneide Alencar,  explicitou que o Edital pela PREX somente pode ser lançado após aprovação de recursos pelo Conselho do Fecop e que após lançado, existem algumas etapas que precisam ser atendidas. “É importante dizer que esse novo edital foi lançado em 12 de abril já com o aumento no número de bolsas e valores. Seguimos com muito cuidado todo o processo, que diz respeito, respectivamente, ao período de inscrição, seleção, entrevista e, por fim, após a seleção de acordo com os critérios, a assinatura do Termo de Compromisso. Os estudantes somente começam a receber após essa assinatura e toda essa demanda findou no dia 08 de junho. Importante destacar que, por força da lei,  o pagamento do auxílio está ligado ao calendário acadêmico, como pelo edital em vigência”, contextualizou a Professora.

Os recursos do Fecop são geridos pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC). Além do Auxílio Alimentação dos estudantes da UESPI, os recursos também foram alocados para financiamento dos caminhões da Cidadania e o restaurante popular do Dirceu e do Torquato Neto para priorizar projetos sociais que impactam positivamente a vida das pessoas.

No encerramento da reunião da Administração Superior com os representantes dos discentes através do DCE, o Reitor, Prof. Evandro Alberto, destacou que todo o empenho da sua equipe está voltada para o crescimento e qualidade da UESPI e de sua comunidade e que o diálogo deve acontecer sempre e em primeiro lugar. “Estamos do mesmo lado. O interesse de todos aqui e demais categorias, docentes, técnicos, colaboradores e os próprios estudantes, é de ver nossa Universidade ainda melhor. Sempre estamos buscando melhorias. Queremos sempre o melhor porque a UESPI é digna e nossa comunidade também. Vamos atrás de mais recursos para infraestrutura, para modernização dos campi e para as bolsas e auxílios. Conseguimos em parceria com o Governo do Estado aumentar os valores de nossas bolsas de pesquisa, do programas de alimentação e moradia, aumentamos também o número de vagas, então, trabalhamos de forma transparente, com esforço e dedicação para dar as melhores condições, dentro das possibilidades, a todos e todas que fazem parte da nossa Universidade”, finalizou o reitor.