Administração Superior discute implantação do programa Núcleo de Apoio contábil e Fiscal

Por Clara Monte

Na manhã desta terça-feira (06), aconteceu na reitoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), uma reunião entre o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, membros da Adm. Superior e docentes com os representantes da Receita Federal. O momento serviu para discutir um acordo de cooperação entre as instituições para a instalação do programa  Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF na UESPI.

Reunião sobre discussão de implantação do programa NAF na UESPI.

O programa trata-se de um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as Instituições de Ensino Superior – IES, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

O Delegado da Receita Federal, André Luiz da Silva, afirmou que a parceria entre as duas instituições irá trazer resultados positivos para todos os entes envolvidos, mas que a comunidade será a maior beneficiada com os serviços prestados.  “Nós agradecemos essa cooperação da UESPI com a Receita, visto a necessidade desse projeto para às comunidades que mais precisam. É muito importante a participação do corpo docente e discente, que é qualificado, estarem a frente de programas que contribuem para o oferecimento desses serviços”.

Reitor da UESPI, Evandro Alberto, Delegado da Receita Federal, André Luiz da Silva

O Reitor da UESPI, Prof. Evandro Alberto, agradeceu o convite e destacou a relevância do projeto em proporcionar aos estudantes formação sobre a função social dos tributos, direitos e deveres associados à tributação. “Recebemos a visita dos representantes da Receita Federal para debatermos nossa parceria para implantar o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), esse Núcleo que, com certeza, também irá contribuir e muito para a profissionalização dos nossos discentes, além de servir como oportunidades futuras”.

O Prof. Allen da Costa Araújo, Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), também esteve presente na reunião e disse que, no momento, está sendo construído o documento formal de parceria institucional. “No momento, teremos o espaço fixo no campus Torquato Neto para o atendimento do público alvo. Também conversamos aqui sobre a possibilidade de um atendimento itinerante onde houver uma grande concentração de demandas da sociedade”.

Allen da Costa Araújo, diretor do CCSA da UESPI

Além disso, o Diretor destacou os benefícios do programa para a qualidade de ensino e qualificação dos discentes do curso de Ciências Contábeis, que terão uma vivência prática, proporcionando a aplicação do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias .

“Nessa perspectiva, ganha-se a Universidade, pois ela foi criada pensada em atender a comunidade, ganha-se o centro do CCSA, na qual reiteramos o trabalho diário em prol das necessidades da UESPI e ganha o curso, na qual os acadêmicos de Ciências Contábeis conseguem ter domínio maior sobre os conteúdos fiscais para sua formação”, finaliza o professor.