Por: Lucas Ruthênio
Na última semana de dezembro, o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor Evandro Alberto, realizou visita técnica à nova Biblioteca Central da instituição, onde acompanhou a fase final de montagem da estrutura que abrigará um dos principais equipamentos acadêmicos da universidade. Com o avanço das obras e da instalação do mobiliário, a UESPI iniciou o processo de transferência do acervo físico e da estrutura administrativa para a nova sede, o que resultará no fechamento temporário da Biblioteca Central no período de 5 a 10 de janeiro de 2026, com a suspensão dos serviços presenciais para a realização da logística de transporte e reorganização do acervo.

Durante a agenda, o Reitor percorreu os espaços da nova sede, conferindo a instalação das estantes e dos equipamentos que irão compor o ambiente da biblioteca. O trabalho, executado por equipes técnicas especializadas, encontrava-se em ritmo intenso, já no terceiro dia consecutivo de montagem, com a previsão de conclusão em curto prazo para viabilizar a transferência do acervo.
“Estamos aqui acompanhando a montagem dos equipamentos e das estantes dessa biblioteca, que é um sonho antigo da UESPI. As estantes são modernas, o trabalho está avançado e a equipe segue a todo vapor para fazer a entrega desse material”, destacou o Reitor professor Evandro Alberto.
O Reitor ressaltou ainda que a nova Biblioteca Central integra um projeto maior de transformação estrutural da UESPI, que passa a assumir, de forma mais consolidada, o perfil de uma instituição moderna, equipada e alinhada às demandas contemporâneas do ensino superior.
“Estamos dando à UESPI uma cara de universidade moderna, gigante, equipada. As inaugurações vão continuar acontecendo. Estamos finalizando nossa gestão agora, com a posse do professor Paulo Henrique e da professora Fábia, e fazemos essa transição com espírito de continuidade. Cada reitor imprime sua marca, mas o que prevalece é o compromisso coletivo com uma universidade grande, pujante e preparada para atender aos anseios da comunidade acadêmica e da sociedade”, completou.
A nova Biblioteca Central foi concebida para oferecer melhores condições de estudo, pesquisa e convivência acadêmica. O espaço contará com estrutura totalmente climatizada, estantes modernas, acessibilidade arquitetônica, amplas janelas de vidro e ambientes planejados para acolher estudantes, professores, pesquisadores e o público externo. A proposta é garantir conforto, funcionalidade e um ambiente adequado às demandas contemporâneas da educação superior.
O Reitor também ressaltou que a conclusão da nova biblioteca representa um marco para a universidade e integra um conjunto de ações voltadas à modernização da UESPI. “Após a montagem das estantes e prateleiras, iniciamos a transferência dos livros para um ambiente todo climatizado, com acessibilidade e estrutura adequada. Trata-se da nova Biblioteca Central da UESPI, que está ficando pronta graças ao investimento do Governo do Estado e ao trabalho de uma gestão comprometida em transformar a universidade”, afirmou.