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UESPI promove nova edição do StartADM e reforça cultura de inovação e empreendedorismo

Por: Lucas Ruthênio

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou mais uma edição do Programa StartADM, iniciativa do curso de Administração que vem consolidando o campus Torquato Neto como um ambiente de estímulo à inovação, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de soluções aplicadas à realidade institucional. O encontro integrou apresentações de pitches de inovação aberta e a oficina “Mão na Massa para o Centelha 3”, momento voltado a orientar estudantes sobre o principal edital estadual de fomento à inovação. De acordo com a organização do programa, “realizamos mais uma ação do Programa StartADM, fortalecendo o ecossistema de inovação da UESPI e estimulando nossos alunos a transformarem ideias em soluções reais”.

Coordenado pelos professores Kátia Brasil e Tales Antão, com colaboração das docentes Samaira Souza e Thyciane Pinheiro, o StartADM integra ações do Grupo de Estudos em Mercado, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEMTIS). O programa se estrutura como uma atividade extensionista que busca transformar ideias acadêmicas em propostas aplicáveis à universidade ou à comunidade externa. A professora Kátia Brasil, coordenadora da iniciativa, explica que o StartADM nasce de uma compreensão ampliada sobre o papel formativo do curso de Administração ao afirmar que o objetivo é “tirar do aluno as melhores ideias, soluções possíveis para a instituição ou para a comunidade ao redor da UESPI”.

A construção dessas propostas envolve um processo gradual, que inicia com hackathons internos e desafios lançados para áreas estratégicas da universidade, como logística, serviços, tecnologia, sustentabilidade, estrutura física e desenvolvimento de aplicativos. Em seguida, os estudantes participam de oficinas de inovação aberta, utilizando ferramentas como o canvas adaptado para o contexto da instituição. A proposta permite que cada grupo identifique problemas reais e desenvolva caminhos possíveis para solucioná-los, sempre com apoio docente. Em sua avaliação, a professora Kátia Brasil destaca que “temos dentro da instituição alunos que são extremamente criativos, que só precisam muitas vezes das oportunidades”.

As ideias geradas nessas etapas são posteriormente apresentadas a uma banca formada por professores da UESPI, que avalia viabilidade, impacto e potencial de desenvolvimento. O processo também busca integrar diferentes disciplinas e fortalecer uma compreensão sistêmica dos desafios institucionais. Para a coordenação, essa é uma dimensão essencial da formação empreendedora. Como ressalta Kátia Brasil, “o aluno precisa pensar não só coletivamente, mas sistemicamente, ou seja, em todas as áreas, vendo as possibilidades”.

Entre as participantes, a ação foi recebida como uma oportunidade de aplicar o conteúdo teórico de forma prática e vivenciar a construção de projetos reais. A discente Raiane, estudante do curso de Administração, destaca que atividades como essa ampliam a formação e aproximam os alunos do mercado de trabalho. Em suas palavras, “é bem interessante a gente ter esse tipo de projeto porque a gente pode aplicar a teoria que aprende dentro de sala de aula na prática. Isso já estimula a gente a futuros projetos e também prepara e capacita a gente para o mercado de trabalho”. Sobre a experiência de apresentar o pitch diante da banca avaliadora, ela acrescenta que “foi um sentimento muito bom ver o projeto sendo apresentado aqui”.

Nesta edição, três propostas foram selecionadas e apresentadas: duas delas voltadas para tecnologias educacionais, com potencial de desenvolvimento como EdTechs, e uma voltada à gestão de micro e pequenos negócios, conectando a universidade a empreendedores locais. Para a coordenação do StartADM, as três propostas representam avanços na formação dos estudantes e ampliam oportunidades de atuação no mercado. A avaliação sintetizada durante o evento destacou que “todas as três ideias são oportunidades que colocam o aluno como centro de atenção e de oportunidades para o mercado, de uma maneira geral, desenvolvendo as competências de todos eles”.

Encerrando a programação, a oficina voltada ao Centelha 3 auxiliou os estudantes na adaptação das ideias ao formato exigido pelo edital, facilitando o ingresso dos projetos no ecossistema de inovação do Estado. Com mais uma edição concluída, o StartADM reforça seu papel como um dos principais espaços de experimentação, criatividade e formação empreendedora na UESPI, contribuindo para que a Universidade siga como referência na transformação de ideias acadêmicas em soluções reais para desafios institucionais e sociais.