Por: Lucas Ruthênio
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Parnaíba, promoveu no dia 11 de novembro de 2025 a Exposição de Atividades Extensionistas, um evento que integrou ensino, pesquisa e extensão em uma ação voltada à comunidade. A iniciativa, organizada pelos discentes dos blocos 2 e 3, reuniu mais de 60 alunos de escolas públicas da cidade e contou ainda com a participação de professores, servidores e estudantes da própria universidade.
A ação fez parte das Atividades de Curricularização da Extensão (ACEs), política institucional que tem o objetivo de incorporar práticas extensionistas à formação acadêmica, fortalecendo a relação entre a universidade e a sociedade. No curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, essas atividades estão distribuídas entre os blocos 2 e 7, somando 355 horas de carga horária, e são desenvolvidas por meio de projetos, programas, oficinas e eventos.
De acordo com a professora Lissandra Corrêa Fernandes Góes, responsável pela organização da exposição, a proposta central do evento é promover um espaço de diálogo entre a UESPI e a educação básica, aproximando os estudantes da realidade universitária e despertando vocações científicas.
“A atividade promove a aproximação entre alunos do ensino médio e a Universidade por meio das visitas e participação nas atividades. Além disso, estimula o interesse do aluno em ingressar no ensino superior. Muitos acreditam ser impossível esse caminho e, nas visitas, descobrem universitários que trilharam os mesmos caminhos que eles, às vezes até com mais dificuldade”, destacou a professora.
Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e participar de experimentos e dinâmicas nas áreas de Botânica e Zoologia, planejadas e executadas pelos próprios discentes. As atividades foram pensadas para unir teoria e prática, possibilitando que o público compreendesse os conteúdos científicos de maneira mais lúdica e acessível.
“Durante a apresentação das atividades, os discentes explicavam a teoria do que estavam apresentando como forma de introdução para que os alunos pudessem participar dos jogos e atividades interativas. Além disso, os discentes estavam preparados para responder às perguntas dos alunos”, explicou Lissandra Corrêa.
As estações da exposição abordaram temas variados, como classificação de espécies, morfologia vegetal, diversidade animal e ecossistemas regionais. Os alunos visitantes puderam observar amostras, manusear materiais e participar de dinâmicas que estimulavam o raciocínio e a curiosidade científica. Essa metodologia participativa, segundo a docente, contribui para tornar o aprendizado mais significativo e próximo da realidade dos estudantes.
“Acredito que não teve uma atividade preferida. As atividades foram nas áreas de Botânica e Zoologia. E, por serem interativas e não apenas expositivas, todas foram interessantes”, ressaltou a professora.
Mais do que uma simples mostra de trabalhos, a Exposição de Atividades Extensionistas representou um momento de formação prática para os estudantes de licenciatura, que puderam exercer o papel de mediadores do conhecimento e aplicar estratégias pedagógicas no contato direto com o público.
“Estas atividades, sem dúvida, estimulam a importância das práticas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, colaboram na formação de um professor com muito mais iniciativa e dinâmico”, reforçou Lissandra Corrêa.
A Curricularização da Extensão, implementada nas universidades brasileiras em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação, tem modificado a estrutura dos cursos de graduação, ampliando a inserção dos estudantes em contextos sociais e educativos fora do ambiente acadêmico. No caso da UESPI, ações como a realizada no Campus Parnaíba buscam consolidar a extensão universitária como componente essencial da formação docente e da produção de conhecimento aplicada à realidade local.
Com a participação de escolas, professores e discentes, o evento contribuiu para integrar diferentes níveis de ensino e para reforçar o papel da universidade pública como espaço de acesso, diálogo e formação científica. A atividade encerrou-se com a avaliação das ações desenvolvidas e a discussão sobre a continuidade das práticas extensionistas nos próximos semestres letivos.





