Por: Lucas Ruthênio
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) reafirma sua excelência em governança e transparência na administração pública. A instituição conquistou o 2º lugar no Prêmio Destaque do Controle Interno, durante o 7º Fórum Piauiense de Controle Interno, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PI).

Equipe da UESPI durante a entrega do 2º lugar no Prêmio Destaque do Controle Interno, no 7º Fórum Piauiense.
A conquista representa a continuidade de um trabalho sólido e comprometido com a boa gestão, já que a UESPI também foi reconhecida em 2023 com o 1º lugar na 5ª edição do prêmio, destacando-se entre as instituições públicas estaduais que mais investem em controle, eficiência e responsabilidade administrativa.
O resultado é fruto do trabalho do Núcleo de Controle Interno da Universidade, vinculado à Pró-reitora de Planejamento e Administração (PROPLAN), que atua de forma integrada com diversos setores da instituição. Para o auditor interno Rodrigo Amaral, o reconhecimento é um estímulo para que a equipe continue aprimorando suas práticas e contribuindo para o fortalecimento da UESPI.
“Olha, esse prêmio de controle interno faz com que a gente fique ainda mais motivado a desempenhar as nossas funções e fazer com que a universidade cresça. Porque esse sinal de contas, quando ela tem o seu destaque, quando a gente consegue receber um prêmio sobre o nosso trabalho, só atesta que a universidade está indo para o caminho certo e o nosso trabalho também está sendo feito da melhor maneira possível”, afirma o auditor interno Rodrigo Amaral.
Ele destaca ainda que o resultado é fruto de uma atuação colaborativa, que envolve tanto a equipe interna quanto o diálogo com órgãos parceiros.
“A gente sempre primou pelo trabalho em equipe. Nosso trabalho em equipe, a gente sempre tem uma boa relação, tanto com os servidores da UESPI quanto com a CGE, que é o órgão que trabalha juntamente com a gente aqui de apoio com o controle interno da instituição. Além da boa relação da equipe e dos órgãos, a gente também observa uma chefia competente, que está sempre apta e preparada para auxiliar todos os servidores que vêm tirar dúvidas. Isso se soma ao apoio das qualificações oferecidas pela Universidade e pela Escola Fazendária, que nos dão embasamento ainda melhor para as nossas atribuições”, completa o auditor interno.

Representantes da UESPI posam com o troféu recebido durante o evento, simbolizando o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição.
A auditora interna Ana Paula ressalta que o desempenho do Núcleo está diretamente ligado ao esforço contínuo de orientar, acompanhar e capacitar os setores da Universidade para garantir que todos os processos sigam os princípios da legalidade e da transparência.
“As ações junto aos demais setores, como a implantação de manuais de orientação, a instrução dos setores na resolução de pendências nas contratações e pagamentos, a orientação aos fiscais de contratos no acompanhamento e execução dos serviços e a aquisição de bens, além do acompanhamento dos tomadores nos gastos com suprimento de fundos, têm sido fundamentais”, explica a auditora interna Ana Paula.
Segundo ela, o trabalho do controle interno também inclui a divulgação da legislação atualizada e dos cursos de capacitação promovidos pela Controladoria Geral do Estado (CGE-PI), bem como o atendimento à comunidade universitária.
“Divulgar a legislação, suas atualizações e sua aplicabilidade, divulgar os cursos de capacitação feitos pela CGE, estar sempre à disposição para atender e orientar a comunidade são formas de garantir que todos trabalhem em conjunto para alcançar os objetivos da gestão, com transparência”, afirma a auditora interna Ana Paula.
Ela também aponta que um dos maiores desafios é fazer com que os setores compreendam o papel do controle interno como uma ferramenta de fortalecimento institucional, e não de obstáculo.
“Conseguir que as pessoas aceitem as sugestões do controle é um desafio, pois às vezes podem ser vistas como um empecilho. Mas é importante entender que nossas decisões, sejam positivas ou negativas, são sempre impessoais e voltadas à legalidade, para proteger a gestão superior de atos que poderiam gerar prejuízos junto aos órgãos de controle”, complementa a auditora interna.

Detalhes da premiação e presença da equipe da UESPI durante o 7º Fórum Piauiense de Controle Interno.
Para o pró-reitor de Planejamento e Administração, professor mestre Lucídio Beserra, o resultado reafirma a seriedade e o rigor técnico com que a gestão universitária tem conduzido seus processos. Ele enfatiza que o prêmio reconhece o comprometimento de toda a equipe, desde o controle interno até os servidores dos diferentes setores administrativos.
“É muito importante esse reconhecimento porque ele decorre da seriedade com que a gestão vem conduzindo a universidade, sob a liderança do professor Evandro, que se cercou de pessoas competentes e engajadas, garantindo o compliance administrativo do controle interno. Quando o processo é bem instruído e corretamente autuado, facilita a execução e não gera problema para o gestor. Então, de fato, toda a UESPI está de parabéns pela execução e pela condução dos processos administrativos e financeiros”, afirma o pró-reitor.
Ele ainda destaca o papel fundamental da auditoria interna na verificação dos processos e na garantia da legalidade das ações.
“A auditoria interna tem o papel de acompanhar os processos administrativos, verificando se todas as etapas da execução da despesa cumprem as determinações legais. O controle interno atesta que a gestão está no caminho certo. Isso decorre do compromisso da gestão e de todos os que compõem a administração da UESPI em seus diversos setores”, conclui o pró-reitor professor mestre Lucídio Beserra.
O reitor professor doutor Evandro Alberto também destacou o reconhecimento, apontando que a conquista reflete o empenho da equipe e a consolidação de uma cultura de responsabilidade na administração pública.
“Com alegria, a Universidade Estadual do Piauí recebeu o segundo lugar do controle interno. Nós estamos aqui com a equipe do controle interno para representar a dedicação e o trabalho em conjunto que tem transformado a Universidade. Parabéns a todos e, de forma especial, ao nosso controle interno pela eficiência e transparência das ações”, declarou o reitor.
A premiação evidencia o avanço da Universidade Estadual do Piauí na consolidação de práticas administrativas pautadas pela conformidade e pela transparência. Colocando a Universidade entre as instituições reconhecidas no estado por suas práticas de controle interno. O resultado integra o conjunto de avaliações realizadas no Fórum Piauiense de Controle Interno e indica a atuação dos órgãos públicos na aplicação dos critérios de conformidade e transparência previstos nas normas de gestão.



