UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI realizou o I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e homenageou mulheres que se destacaram nas ações extensionistas de 2024

Por: Sara Caland

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, o I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Hotel Blue Tree Rio Poty, em Teresina. O evento marcou um momento histórico para a instituição, reunindo docentes, discentes, técnicos e pesquisadores em um grande encontro de integração entre os pilares fundamentais da educação superior: ensino, pesquisa e extensão.

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), o congresso teve como objetivo fortalecer o diálogo interdisciplinar e valorizar as práticas inovadoras que aproximam a universidade das demandas sociais do Piauí e do país.

Ao longo dos três dias, o evento contou com palestras, seminários, apresentações de trabalhos e projetos, promovendo um ambiente de aprendizado, troca de experiências e reconhecimento da produção científica e extensionista da UESPI.

Durante o evento, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio “Mulher na Extensão”, instituído pela PREX como forma de reconhecer e valorizar o protagonismo de mulheres que se destacaram nas ações extensionistas da UESPI ao longo do ano de 2024. Duas mulheres foram homenageadas pela dedicação e pelos resultados alcançados em suas trajetórias na extensão: a psicóloga Mariane de Lira Siqueira, membro do Núcleo de Acessibilidade da UESPI e coordenadora do Programa de Extensão Coletivo Viva Psi UESPI, e a professora Artemária Coêlho de Andrade, docente do curso de Engenharia Civil da UESPI.

O reconhecimento representou um gesto simbólico e institucional de incentivo ao trabalho desenvolvido por mulheres em diferentes áreas do conhecimento, reafirmando o compromisso da UESPI com a equidade de gênero, a inclusão e a valorização das ações que promovem a transformação social.

A psicóloga Mariane Siqueira, responsável pelo Programa de Extensão Coletivo Viva Psi UESPI destacou a importância deste prêmio para ela: “Primeiramente, sinto-me imensamente honrada de receber um prêmio tão significativo como esse que une no seu nome dois aspectos tão importantes. Primeiro a valorização do papel da mulher e segundo a importância  da extensão para  universidade e comunidade. O Programa de Extensão Coletivo Viva Psi UESPI surgiu da inquietação de construir um cuidado em saúde mental não apenas no ambiente acadêmico, mas poder levar todo o potencial de conhecimento que nós temos dentro da universidade, no que tange aos cuidados em saúde mental para a comunidade geral. Como mulher, psicóloga e servidora de uma universidade pública, acredito que meu compromisso é transformar o conhecimento em um instrumento de escuta, diálogo e construção coletiva sobre a saúde mental. Este prêmio representa mais do que um reconhecimento: é a prova de que nossa entrega faz diferença e de que a universidade acredita na força transformadora da nossa missão.

Já para a professora Artemária Andrade: “As ações extensionistas são uma oportunidade de ampliar conhecimentos e ter contato com assuntos não amplamente abordados na graduação, além de permitir um maior acesso à comunidade, devolvendo-lhes o investimento feito na Universidade. Temos trabalhados com todos os eixos: professores por meio do projeto de Formação Continuada, em que trabalhamos temos atuais e necessários ao ensino de uma geração tão diferente da nossa; com os alunos por meio de palestra e cursos em que trazemos ex-alunos e outros profissionais para divulgarem conhecimentos e ações; trabalhamos com a sociedade a partir do momento que nos envolvemos com projetos que permitem atualizar banco de dados nacionais por meio de dados locais reais. O reconhecimento dessa homenagem nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar e ampliar a atuação do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).

O I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão 2025 simboliza, portanto, a consolidação de uma nova fase na história da UESPI, que se afirma cada vez mais como uma instituição de excelência acadêmica e compromisso social. A realização do congresso e a entrega do Prêmio “Mulher na Extensão” representam um marco na valorização das práticas extensionistas e na promoção da igualdade de oportunidades dentro e fora da universidade.

Além de reconhecer trajetórias individuais, o evento reafirma o propósito coletivo da UESPI: ser uma universidade pública que transforma, promovendo o acesso ao conhecimento, a integração entre ensino, pesquisa e extensão e o fortalecimento das políticas de permanência estudantil e inclusão social em todo o Piauí.