Por: Sara Caland
A UESPI, por meio do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, convida toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para participar de uma manhã de reflexão, escuta e diálogo no próximo dia 24 de setembro, a partir das 9h, no Auditório Palácio Pirajá.
A programação reúne dois momentos de grande relevância: Para além do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida, e o Café com a Gestão, espaço de aproximação e construção coletiva entre a administração universitária e os diversos segmentos da comunidade.
O primeiro momento será realizado o Café com a Gestão, atividade que tem como objetivo estreitar os laços entre a administração da universidade e a comunidade acadêmica, promovendo um ambiente de escuta ativa, compartilhamento de ideias e construção coletiva de soluções para os desafios institucionais. Esse momento terá como palestrante Carlos Mendes, que trará reflexões voltadas para gestão e participação, e como mediadora a professora Andreia Almeida, responsável por conduzir o diálogo de forma dinâmica e inclusiva.

Na sequência, o evento será voltado para campanha Setembro Amarelo, que ganha cada vez mais força dentro e fora da universidade como um espaço de diálogo necessário sobre saúde mental, acolhimento e prevenção. A atividade contará com a presença da psicóloga Juma Frota, profissional que tem experiência no debate sobre cuidado emocional e bem-estar, e da professora Aline Meneses, que atuará como mediadora, conduzindo as discussões e fortalecendo o espaço de troca com os participantes.

Para a presidenta da Comissão Permanente de Heteroidentificação da UESPI, professora Samaira Souza, a realização dos dois eventos no mesmo dia é um marco importante, pois conecta temáticas essenciais para a universidade: “A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está promovendo uma ação importante do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade! Nesta quarta-feira, 24 de setembro, no auditório do Palácio Pirajá, vamos apresentar os benefícios oferecidos aos servidores técnicos administrativos e fortalecer o vínculo entre gestão e servidores. Queremos ouvir suas percepções, sugestões e dúvidas sobre os atuais benefícios e estimular uma cultura de valorização e cuidado com o servidor no ambiente organizacional. Além disso, vamos abordar o tema do Setembro Amarelo, destacando a importância da prevenção ao suicídio e da promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Junte-se a nós e participe dessa iniciativa que visa promover ambientes de trabalho mais justos e inclusivos!
Já a professora Aline Meneses, mediadora da palestra Para além do Setembro Amarelo, destacou o foco do evento e sua relevância para a comunidade acadêmica: “A palestra Para além do Setembro Amarelo, que vai ser ministrada pela Juma e mediada por mim, tem como premissa trabalhar o Setembro Amarelo, que é um mês dedicado à valorização da vida e à discussão sobre o suicídio. O foco é trabalhar a saúde mental, a qualidade de vida, refletir sobre a postura dos colaboradores no contexto de trabalho, seus diversos papéis sociais, como praticar o autocuidado e buscar ajuda. É um foco bem específico de valorizar a vida e a qualidade de vida, voltado especialmente aos colaboradores da UESPI. O evento será realizado amanhã, às 10h da manhã.”
Ao reunir o Setembro Amarelo e o Café com a Gestão, a UESPI reafirma seu papel enquanto instituição que valoriza a diversidade, o cuidado com a saúde mental e o diálogo democrático. Esses espaços fortalecem a universidade como ambiente de inclusão, acolhimento e participação cidadã, aproximando ainda mais a comunidade acadêmica da sociedade piauiense.
A participação é gratuita e aberta a todos. A presença da comunidade acadêmica, bem como da sociedade em geral, é fundamental para dar ainda mais força a essas ações que buscam construir uma universidade cada vez mais humana, acolhedora e participativa.