Por: Eduarda Sousa
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) marcou presença, entre os dias 5 e 7 de setembro, no X Congresso Piauiense de Saúde Pública e no VI Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba – COPISP 2025. A instituição foi representada pelas professoras Veruska Cronemberger, do curso de Fisioterapia, e Patrícia Uchôa, do curso de Educação Física, que atuaram como coordenadoras de núcleo do PET-Saúde Equidade e apresentaram trabalhos científicos desenvolvidos pelos núcleos da universidade.

UESPI marca presença no COPISP 2025
Durante o evento, foram expostos pôsteres e apresentados trabalhos orais, além da participação de alunos e preceptores do PET-Saúde Equidade. A professora Veruska Rebêlo apresentou pesquisas sobre a implantação da primeira UNACON – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e sobre o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Oncologia (PRMAO), além de trabalhos ligados ao PET-Saúde Equidade da UESPI.
A programação incluiu ainda rodas de conversa, palestras e minicursos, proporcionando trocas de experiências e fortalecendo o protagonismo da UESPI na formação de profissionais e no desenvolvimento de práticas inovadoras em saúde pública.
A participação da UESPI no COPISP 2025 além de ampliar a visibilidade reforça o papel social da universidade. “Estar presente em um congresso dessa magnitude fortalece a visibilidade das ações que desenvolvemos, em especial no âmbito do PET-Saúde Equidade, que integra ensino, pesquisa e extensão voltados à promoção da saúde e à redução das iniquidades no SUS. Além disso, levamos também a apresentação de uma pesquisa construída com o envolvimento dos nossos estudantes, reafirmando o compromisso da UESPI com a produção científica e com a formação crítica e cidadã”, destacou a professora Patrícia Uchôa.
Ela destacou ainda que a experiência contribui diretamente para a formação dos alunos, que puderam ampliar horizontes por meio do contato com outros pesquisadores, profissionais e práticas exitosas em saúde pública, fortalecendo projetos e gerando impacto positivo junto às comunidades atendidas.

Uespi representada pela professora Patrícia Uchôa
A participação da UESPI no COPISP 2025 também destacou o protagonismo da instituição em pesquisas na área da saúde e sua inserção em um cenário de alcance internacional. “ A presença da UESPI no COPISP 2025 fortalece a integração ensino-serviço-comunidade, aproxima a universidade dos serviços de saúde e da população, valoriza a produção científica, consolida o protagonismo da instituição em pesquisas na área da oncologia e contribui para a formação de alunos e preceptores. Estar presente em um congresso de caráter internacional também amplia a inserção e o reconhecimento da universidade, possibilitando parcerias e redes de colaboração acadêmica”, afirmou a professora Veruska Cronemberger.

Uespi representada pela professora Veruska Rebêlo
A relevância da participação da UESPI foi reforçada pela própria presidência do evento, que elogiou os trabalhos apresentados pelos estudantes, convidando-os para futuras atividades em parceria com a Fiocruz e incentivando a continuidade das pesquisas em programas de mestrado.

