UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI sedia atividades da 19ª Semana do Orgulho de Ser em parceria com o Grupo Matizes

Por FIlipe Benson

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) será uma das instituições parceiras na realização da 19ª Semana do Orgulho de Ser, promovida pelo Grupo Matizes entre os dias 09 e 12 de setembro, em diversos espaços da capital piauiense. Com uma programação diversificada, gratuita e aberta ao público, o evento busca fomentar debates sobre direitos humanos, diversidade e inclusão, aproximando a universidade da comunidade e fortalecendo seu papel social.

Desde 2005, a Semana do Orgulho de Ser é organizada pelo Grupo Matizes com o objetivo de ampliar o diálogo sobre direitos humanos e diversidade, reunindo estudantes, professores, servidores públicos, militantes e integrantes da sociedade civil. Neste ano, a UESPI e a UFPI, em parceria com a OAB/PI, o Conselho Regional de Psicologia e o Conselho Regional de Serviço Social, receberão parte das atividades em seus espaços acadêmicos, reforçando o compromisso das universidades públicas com a formação cidadã e integral.

A professora Bárbara Melo, do curso de Letras da UESPI, participou da organização e destaca a relevância da parceria institucional. “A UESPI ser parceira do Grupo Matizes é uma satisfação e reafirma o nosso compromisso institucional com a defesa dos direitos humanos. No Campus Clóvis Moura, por exemplo, teremos a roda de conversa ‘Jornalismo Digital: inclusão e diversidade’, cuja temática é muito necessária e atual, pois traz para reflexão a forma como as práticas comunicativas podem ser ressignificadas num contexto de forte presença de textos digitais”, afirmou a docente.

Na programação da universidade haverão rodas de conversa e debates voltados para temáticas como “Jornalismo Digital: inclusão e diversidade” no curso de Jornalismo e organizado pela Profa. Sammara Jericó e os discentes do 7 bloco e “Práticas Discursivas e Diversidade nas ondas digitais. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.

Para Herbert Medeiros, coordenador de Mídia do Grupo Matizes, o evento tem impacto direto na formação acadêmica dos estudantes. “Esses eventos são importantes para pautar reflexões críticas sobre o papel da formação desses graduandos, no sentido de garantir ferramentas conceituais e práticas que contribuam para o exercício do trabalho com ética e responsabilidade social. Esperamos que, a partir dessas atividades, os alunos tenham uma aprendizagem mais significativa, com maior capacidade de atenção e respeito aos grupos vulneráveis”, explicou o organizador.

A parceria da UESPI com o Grupo Matizes e demais instituições demonstra o papel ativo da universidade na promoção de debates que ultrapassam os muros acadêmicos, fortalecendo a formação integral dos estudantes e contribuindo para uma sociedade mais justa e plural.