Por: Eduarda Sousa
Os alunos do Parfor Equidade, do curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizaram no último domingo 31 de agosto uma ação prática voltada para a disciplina de Psicopedagogia para Educação Especial Inclusiva, ministrada pela professora Aline Diolindo. A atividade aconteceu, na praça do bairro Santo Antônio em José de Freitas, e reuniu crianças, famílias e a comunidade em geral.

Alunos do Parfor Equidade realizam ação voltada para a Educação Especial Inclusiva
Durante a ação, os discentes produziram eco-brinquedos, confeccionados a partir de materiais recicláveis, e organizaram oficinas psicomotoras. As atividades incluíram estimulação e desenvolvimento motor, construção de vínculos entre mães, pais e filhos, oficinas de seletividade alimentar, brincadeiras livres, pinturas de rosto e em gesso. O objetivo foi reforçar o direito fundamental ao brincar, mostrando que é possível construir momentos de lazer e aprendizado a partir de recursos acessíveis e sustentáveis.
A iniciativa integrou as atividades da disciplina e possibilitou aos alunos uma experiência prática enriquecedora. “Os estudantes tiveram a oportunidade de criar, produzir e experimentar como brincar pode ser uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão. Eles mostraram que é possível trabalhar o vínculo familiar e, ao mesmo tempo, promover práticas educativas utilizando brinquedos recicláveis”, destacou a Professora Aline Diolindo.

Ação prática voltada para a Educação Especial Inclusiva
A participação no projeto também se mostrou uma oportunidade de aprendizado e realização pessoal. A experiência de planejar recursos, aplicar atividades e acompanhar a interação das crianças incluindo as crianças atípicas reforçou a importância da vivência para a formação acadêmica e humana dos discentes. “Foi muito gratificante estudar os recursos que poderíamos usar e depois colocar tudo em prática no dia da ação. As crianças participaram bastante, inclusive as crianças atípicas, o que reforça ainda mais a importância dessa vivência. Essa experiência me fez perceber o quanto precisamos trabalhar para que nenhuma criança seja deixada de lado. Foi produtivo e transformador, porque me motivou a buscar ainda mais conhecimento para ajudar essas crianças e construir uma sociedade mais inclusiva”, pontuou a discente Joana Darc da Silva.
A ação reforçou o compromisso da UESPI e do Parfor Equidade com a formação de profissionais sensíveis às necessidades da Educação Especial Inclusiva, além de aproximar a universidade da comunidade, valorizando o brincar como ferramenta de desenvolvimento humano e social.