Por: Lucas Ruthênio
Na última terça-feira (26/08), os alunos do 5º bloco do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Antônio Giovanni Alves de Sousa, em Piripiri, participaram de uma aula de campo interdisciplinar que integrou os conteúdos de História e Geografia. A atividade foi promovida nas disciplinas História: Conteúdo e Metodologia e Geografia: Conteúdo e Metodologia, ministradas pelos professores Me. Alex Mesquita e Ma. Juliana Oliveira.
O objetivo principal da visita foi oferecer aos acadêmicos uma experiência prática de aprendizagem, permitindo que observassem e refletissem sobre os aspectos históricos e geográficos da cidade de Piripiri. A partir dessas observações, os alunos puderam pensar estratégias de ensino que conectem o conteúdo escolar à realidade local dos estudantes do Ensino Fundamental, tornando a aprendizagem mais concreta e significativa.
Durante o percurso, os alunos visitaram locais de destaque histórico, cultural e ambiental, como o Açude Anajás, a Antiga Estação Ferroviária, atualmente transformada em Praça de Eventos, o Mercado Público, a Casa das Letras, a Praça da Bandeira, a Igreja Matriz e o Morro da Saudade. Esses espaços oferecem um potencial pedagógico relevante, pois permitem que os futuros professores trabalhem conteúdos curriculares de forma contextualizada, utilizando a cidade como uma extensão da sala de aula.
A atividade também evidenciou a importância da interdisciplinaridade, permitindo que os alunos percebessem a relação entre História e Geografia no cotidiano e na formação escolar. Além disso, o contato direto com o patrimônio histórico e ambiental da cidade ampliou as discussões, favorecendo reflexões sobre preservação, cultura e cidadania.
O professor Alex Mesquita destacou que a aula de campo vai além da simples visitação, estimulando a percepção dos alunos sobre como o conhecimento pode ser construído fora da sala de aula: “A importância de uma aula de campo é mostrar aos alunos que o aprendizado pode ir além da sala de aula. O contexto local também pode se transformar em espaço de aquisição de conhecimento. Os locais visitados contribuem para se pensar metodologias do ensino de História e Geografia justamente por estarem ligados à realidade dos estudantes da rede municipal, além de serem espaços acessíveis e ricos em simbologias culturais”, explicou.

Ele ainda ressaltou que a experiência permitiu aos acadêmicos desenvolver estratégias pedagógicas a partir da realidade local, considerando tanto a história material quanto imaterial de Piripiri, assim como aspectos geográficos relacionados à transformação da paisagem pelo ser humano.
“O impacto foi nítido porque muitos acadêmicos não conheciam a relevância de alguns desses locais, seja em termos históricos ou geográficos. Assim, a atividade possibilitou tanto a compreensão da realidade local quanto a reflexão sobre como transformá-la em recurso pedagógico. Foi uma experiência extremamente rica, que uniu conhecimento, prática e engajamento”, completou.
A iniciativa evidencia como atividades práticas podem ampliar a formação dos futuros professores, aproximando teoria e prática e proporcionando uma compreensão mais profunda do patrimônio histórico e geográfico local.



