UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI realiza Projeto Acolher com foco no bem-estar, permanência e integração estudantil

Por: Sara Caland

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e do Setor de Assistência ao Estudante (SAE), promoveu nesta quinta-feira (21/08), no Auditório Palácio Pirajá, do Campus Torquato Neto, mais uma edição do Projeto Acolher. A iniciativa reuniu estudantes, professores e gestores da instituição em um momento marcado pelo acolhimento e apresentação dos programas de assistência estudantil que fortalecem a permanência universitária.

O Projeto Acolher tem como propósito principal criar um espaço de proximidade entre a universidade e seus discentes, especialmente aqueles que ingressam na instituição. O evento é pensado como um momento de boas-vindas, escuta ativa e orientação sobre os diversos auxílios e bolsas oferecidos, como forma de garantir que os estudantes tenham condições de seguir sua trajetória acadêmica com mais tranquilidade. Além disso, a programação foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da UESPI no YouTube, ampliando o acesso e permitindo que alunos de diferentes campi participassem virtualmente. Todos os participantes receberam certificado de participação.

Durante o encontro, a pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Ivoneide Alencar, enfatizou o significado e o impacto da iniciativa dentro da universidade. “Acolher os calouros, acolher a universidade como um todo. A ideia é que os alunos que estão entrando na nossa universidade se sintam de fato acolhidos, que percebam que estão em um ambiente onde há cuidado. O nome foi pensado justamente com esse significado, porque envolve não só a PREX, mas também o DAEC e outros setores. Queremos que o estudante conheça os programas, auxílios e bolsas, saiba o que a universidade pode oferecer, e, acima de tudo, sinta-se bem-vindo. Estamos aqui não apenas para acolhê-los em suas demandas, mas também para ajudar no que for possível, seja na condição institucional, seja na condição humana”.

Já a chefe do Setor de Assistência Estudantil, Silvana Cunha, reforçou o caráter informativo e formativo da iniciativa, ao esclarecer sobre os programas institucionais voltados para o suporte ao estudante:  “O Projeto Acolher tem por objetivo central não apenas apresentar a Política de Assistência Estudantil, mas também aproximar os estudantes da Universidade desse importante conjunto de ações voltadas para a permanência. Dentro desse contexto, o projeto busca dar visibilidade e esclarecer o funcionamento dos Programas de Assistência Estudantil, como o Programa Bolsa Trabalho, o Auxílio Moradia, o Auxílio Alimentação, o Auxílio-Creche e a Bolsa de Inclusão Social, instrumentos fundamentais para garantir que estudantes em situação de vulnerabilidade social tenham condições de permanecer com qualidade na universidade. Além disso, o projeto tem como meta publicizar de forma clara e acessível todo o funcionamento do setor, apresentando detalhadamente quais são os critérios de acesso, os procedimentos necessários e os impactos que cada benefício pode trazer à vida acadêmica”.

Com ações como o Projeto Acolher, a UESPI reafirma seu compromisso em proporcionar não apenas ensino de qualidade, mas também condições de permanência, apoio psicológico, social e acadêmico. A iniciativa reforça a importância de pensar a universidade como um espaço humano, inclusivo e transformador, que prepara seus alunos para os desafios profissionais e sociais, sem esquecer das dimensões emocionais e comunitárias que fazem parte da vida universitária.