UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI lança projeto de extensão “Curso de Técnicas de Transmissão e Narração de Futebol para Mulheres Empoderadas” para ampliar presença feminina no jornalismo esportivo

Por: Sara Caland

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), está com inscrições abertas para o projeto de extensão “Curso de Técnicas de Transmissão e Narração de Futebol para Mulheres Empoderadas”.
A iniciativa foi aprovada pelo Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU), conforme o edital nº 026/2025, e é coordenada pela professora Sammara Jericó e pelo professor Josinaldo Oliveira, com apoio da monitora bolsista Rayrene Braga, estudante do 7º período do curso de Jornalismo.

O curso tem como objetivo capacitar mulheres para atuarem na área de narração e transmissão esportiva, oferecendo tanto fundamentos técnicos quanto experiências práticas. As inscrições estarão abertas de 20 a 30 de agosto, e o início das aulas está previsto para o dia 9 de setembro.

Mais do que ensinar técnicas, o projeto busca romper barreiras históricas e aumentar a presença feminina em espaços de destaque no jornalismo esportivo. “A expectativa é receber inscrições de mulheres de todo o país. Começamos com 50 vagas, mas, dependendo da demanda, poderemos ampliar. Queremos mostrar que o esporte está aberto às mulheres — tanto como atletas quanto como profissionais da comunicação. Essa é uma chance de qualificação importante, já que ainda são poucas as mulheres atuando como narradoras esportivas. Por isso, é fundamental um projeto como este. Nosso objetivo é oferecer ferramentas para que elas ocupem esses espaços com preparo, confiança e qualidade”, destaca a professora Sammara Jericó.

O professor Josinaldo Oliveira reforça que o curso foi pensado para criar oportunidades reais de inserção feminina em um campo ainda predominantemente masculino. “A cada mês teremos convidadas especiais, profissionais da área, compartilhando suas experiências e debatendo temas relevantes. Começaremos com a participação da narradora piauiense Gil Costa, atualmente a única mulher exercendo profissionalmente essa função no estado. Também receberemos convidadas de fora do Piauí e de diferentes áreas da cobertura esportiva, para ampliar o repertório das alunas”.

A monitora Rayrene Braga também compartilha suas expectativas. “Estarei no curso como monitora e confesso que estou cheia de expectativas, aquela ansiedade boa. Estou animada tanto para aprender quanto para compartilhar o que já sei. Será meu primeiro PIBEU, então tudo é novidade. Nunca participei de projetos de extensão e esta será minha primeira experiência como monitora, mas tenho certeza de que será uma vivência enriquecedora. Como jornalista, encarar novos desafios é motivador, pois cada oportunidade contribui para meu crescimento e para a construção da minha trajetória profissional. Espero que, ao final do curso, as alunas estejam preparadas para encarar o microfone com segurança, técnica e autenticidade, elementos essenciais para uma boa narração esportiva. Quero ver mais mulheres ocupando esses espaços, levando emoção, informação, representatividade e positividade para as transmissões”.

As aulas serão divididas entre momentos teóricos, abordando técnicas de narração, terminologia esportiva, postura vocal e preparação para transmissões e momentos práticos, com simulações e participação em eventos reais.

O curso está estruturado para formar duas turmas ao longo de um ano: a primeira de setembro a janeiro, e a segunda de fevereiro a maio.

Para se inscrever, as interessadas devem preencher um formulário on-line com informações como nome completo (ou nome social), CPF, e-mail, telefone, cidade e estado de residência, além de informar se já possuem alguma experiência na área. Podem participar mulheres a partir de 16 anos que desejem se qualificar na área.

O curso “Técnicas de Transmissão e Narração de Futebol para Mulheres Empoderadas” reafirma o compromisso da UESPI e da PREX com a promoção da igualdade de gênero, inclusão no mercado de trabalho e o fortalecimento da extensão universitária como ponte entre a universidade e a sociedade.