A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que têm promovido diversos incentivos, participando e estimulando os docentes pesquisadores a enviarem propostas a diversos editais para fomentar a pesquisa em todos os níveis.
Como resultado, foram captados em parceria com outros IC&T do Estado, aproximadamente 16 milhões de reais no último ano, além dos incentivos internos como por meio dos editais Uespi-Tech e bolsistas PQ-DT. O PIBIC/UESPI é um programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Piauí que possui diversas fontes de financiamento, entre elas a própria Universidade com recursos do Tesouro Estadual, assim como por meio de editais e cooperações com agências de fomento.
Como exemplo, a PROP aprovou projeto submetido à Chamada CNPq Nº 21/2022 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), cujo objeto foi selecionar propostas para concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica (IC), para o período de 01 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2024, tendo sido contemplada com 84 cotas, cujo período de vigência encerrou-se conforme o previsto no edital, não justificando o argumento de “perda” uma vez que essas bolsas tinham prazo de vigência.
Ainda sobre o Pibic, no mês de abril de 2024 a PROP lançou o Edital PROP 013/2024 para selecionar projetos concorrendo à 206 bolsas de PIBIC/PIBIT e que, após o lançamento, as cotas foram ampliadas para 233 bolsas, as quais estão sendo pagas regularmente não havendo nenhum prejuízo ao programa ou aos estudantes bolsistas.